Orientações e mudas de plantas medicinais estão disponíveis a toda comunidade no CAPS I de Mafra

Por Gazeta de Riomafra - 31/03/2019

A pedido dos pacientes, partindo do interesse e da vontade de obter maiores informações como também a possibilidade de fazer o uso de plantas medicinais que auxiliam no controle da ansiedade, assim como na queixa de insônia, o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I Casa Azul de Mafra está disponibilizando no mês de março aos usuários e a toda comunidade 85 mudas, entre elas, duas plantas medicinais que podem ser utilizadas para ambas as queixas, que são o Capim limão (Cymbopogon citratus) e a Erva-cidreira (Melissa officinalis). Também estão sendo disponibilizadas mudas de Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata) e Mão de Deus (Tithonia diversifolia).

Além da possibilidade de obter as mudas, quem se dirigir até a instituição receberá orientações escritas sobre a indicação, modos de uso e preparo, posologia e toxicologia das plantas. Os pacientes plantaram as mudas nas oficinas realizadas pela naturóloga do CAPS Helen Jessica Silva que destaca que “foi uma forma encontrada pelos profissionais da instituição de garantir à população o acesso seguro e o uso racional das plantas medicinais”.

A saber: desde 2006 as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) foram instituídas como Política Nacional no SUS (Sistema Único de Saúde), dentre elas está a fitoterapia, que é um tratamento terapêutico caracterizado pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas.

Segundo os idealizadores do projeto “a recuperação dos conhecimentos terapêuticos populares pode possibilitar a quebra do distanciamento entre pacientes e profissionais de saúde, já que promove a compreensão de outras dimensões de doença e de tratamento e o resgate de conhecimentos populares de cura”.

Em breve, a unidade estará organizando o horto medicinal do CAPS I e espera-se contar com o apoio e a doação de outras mudas de plantas medicinais pela comunidade. Fique atento às próximas notícias.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.