Aproveitando as eleições municipais do domingo, os riomafrenses também poderão votar neste sábado numa consulta popular para saber se querem ou não a separação dos estados do sul do Brasil dos demais estados do Brasil. A votação se iniciará às 8h, encerrando às 17h.
Já encontram-se definidos os locais de votação da consulta popular – PLEBISUL, do Movimento O Sul é o Meu País em Riomafra e nos demais 50 locais distribuídos também nos municípios vizinhos como: Itaiópolis, Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Três Barras, Canoinhas, Papanduva, Monte Castelo, Santa Terezinha, Bela Vista do Toldo, Major Vieira e Porto União.
Em Rio Negro, haverá um único local de votação na praça Nicolau Bley Neto.
Em Mafra os locais de votação serão:
– Dicauto Auto Peças: rua Mal. Floriano Peixoto, 1319 – (ao lado da Kiluana) centro;
– Rei do Pastel: rua Tte. Ary Rauen, 183 – Alto de Mafra (pça. Lauro Müller);
– Loja Beija Flor: rua Felipe Schmidt, 244 – centro;
– Farmácia Hiperfarma: rua Mathias Piechnick, 241;
– UnC: portaria
Esta semana estão foram distribuídos os materiais que serão utilizados na consulta popular como: urna, cédula para votação, adesivos, faixa de identificação do local, caneta e kit de segurança, (para evitar voto duplo ou seja a mesma pessoa votar duas vezes). Todos os locais citados já estão sendo divulgados através de cartazes e mídia escrita e falada.
A consulta popular se dará nos três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, toda a população está convidada a participar desta histórica pesquisa popular.
Segundo os organizadores, os mesmos foram contatados pelo livro dos recordes, como a maior pesquisa popular realizado na América Latina.
“A sociedade está acostumada a esperar por políticos, normalmente engolem tudo que o governo impõe e não reclamam, por estes motivos a mudança é complicada na política e nos políticos. Estamos no século 21 e acredite tem pessoas que ainda acreditam em promessas de políticos” – aponta um dos coordenadores do grupo Osvaldo dos Anjos.
Segundo o movimento, tem que mudar todo o sistema, trocar de partido, candidato e cargos comissionados, não adiantará em nada. No Brasil, possui 36 partidos políticos e eles recebem 980 milhões por ano, enquanto nos Estados Unidos existem 930 partidos políticos e nenhum deles recebe qualquer verba do governo. Hoje estamos com os políticos mais caros e corruptos do mundo e o único país que remunera vereadores.
O movimento também faz os seguinte questionamentos: Pergunto a você que empresário, ou colaborador de empresas que produzem as riquezas do país, isso é justo? País vive num lamaçal de corrupção e nada muda, porque não interessa a classe política, já com a independência do sul tudo muda, a começar pela constituição. Para que ocorra esta verdadeira mudança precisamos do seu voto. Felizmente aqui não dependemos dos políticos de Brasília. Vote sim vote Sul Livre deste poder central e corrupto de Brasília. Na constituição diz que o poder emana do povo, para o povo e não para um determinado grupo político.
O movimento finaliza: “Acorde amigos ou poderá ser tarde demais”.
Srs.
É um absurdo, este "plebiscito", Existe a Republica Federativa do Brasil, muitos morreram para se conseguir isto, ou seja o SUL do BRASIL.
Não vamos ser hipócritas:
Eu sou a favor do movimento, "O SUL É UMA PARTE DA GRANDE NÃO BRASILEIRA"
Idiotas…..
Não vamos nos esquecer que a Dilma é do Sul a Gleice e o marido dela é do Sul, o Rio Grande não tinha dinheiro para pagar policiais, professores, aposentados ai eu pergunto não seria por causa de corrupções também esse é um priblema mundial, não e nos separando do resto do brasil que isso vai mudar, vendo essa matéria acima fico indignado com tanta babagem, o brasil precusa da região sul assim como nós precisamos do Brasil, cadeia aos corruptos, temos que comer muito arroz com feijão para pensar em nos separar do brasil.