Na noite da terça-feira (26), a Guarnição Especial de Mafra (Gemfa), realizou no Centro de Convivência do Idoso (CCI), no Bairro Vista Alegre, mais uma reunião da célula da Rede de Vizinhos do bairro.
Mesmo com o mau tempo diversos moradores da comunidade estiveram presentes na reunião que ampliou o projeto com adesão de novos membros.
Assim como em outros bairros que a Rede de Vizinhos está instalada, cada residência atendida pelo projeto recebe uma placa indicativa de participação no programa. A placa auxilia a garantir um reforço de segurança no ambiente, pois mostra que aquele local é monitorado, inibindo o infrator no caso dos chamados “crimes de oportunidade”.
No total em Mafra são cinco células da “Rede de Vizinhos”, além do bairro Vista Alegre o projeto está implantado no bairro Vila Nova, Vila Ivete, Restinga e Vila Ferroviária.
REDE DE VIZINHO DA PMSC
A intenção do programa “Rede de Vizinhos’’ é que os vizinhos atuem em cooperação, se associem para fomentar parcerias, fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro. Melhorando a relação entre a polícia e a comunidade, além de aumentar a vigilância natural, a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública.
O programa é uma estratégia de policiamento pautada na filosofia de polícia comunitária, em que uma rede organizada entre comunidade e Polícia Militar reúne vizinhos de uma determinada localidade.