Em relação a um vÃdeo compartilhado nas redes sociais que mostra a detenção de uma mulher (o fato ocorreu no dia 19 de fevereiro), o Comando da Guarnição Especial de Mafra, vem a público relatar os fatos, e situar a ação dentro do contexto:
No dia 19 de fevereiro de 2020, por volta das 18:30h, uma motocicleta (com placas levantadas e condutor demonstrando preocupação com a viatura), empreendeu fuga percorrendo vários bairros de Mafra, desrespeitando a sinalização e muito acima da velocidade permitida. No bairro Novo Horizonte, o condutor adentrou em terreno baldio e se escondeu nos fundos de uma casa, onde foi localizado e detido pelos dois policiais militares presentes. Nesse momento vários vizinhos se aproximaram e passarão a ameaçar de agressão fÃsica os policiais militares caso tentassem levar o detido e a motocicleta. Um dos envolvidos chegou a passar uma corrente e um cadeado no portão do terreno deixando a guarnição sem condições de sair com segurança, deixando claro o intento de investir contra a vida dos policiais militares. Esta mesma pessoa, de posse de um facão foi na direção dos policiais militares que utilizaram gás pimenta e conseguiram conter o agressor. Várias outras pessoas, de posse de pedaços de madeira, ferro e pedras ainda ameaçavam os policiais militares. Após chegar reforço a situação foi controlada, com exceção da mulher que aparece no vÃdeo a qual continuou desacatando os policiais militares sendo detida e conduzida. Ao ser levada para a viatura, sem algemas a princÃpio, demonstrou resistência, (conforme vÃdeo da câmera tática do policial militar) razão pela qual o policial que lhe conduzia fez uso da força, vindo ao chão, restando ferimentos superficiais no nariz, bem como, suspeita de fratura na perna esquerda. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. As ameaças persistiram enquanto a mulher era atendida, inclusive direcionadas de forma pessoal contra a famÃlia de um dos policiais militares presentes, o qual registrou boletim de ocorrência. Todos os detidos foram conduzidos a Delegacia de PolÃcia. (Informações extraÃdas do Protocolo Sade nº 5506052)
O Comando da Guarnição Especial de Mafra esclarece que os policiais militares são treinados a fazer o uso progressivo da força, bem como, observarem os protocolos operacionais padrão. A ação foi filmada por câmeras táticas que equipam os policiais militares de todo o Estado. Instaurou-se inquérito policial militar, bem como, as imagens foram enviadas ao Ministério Público da Comarca que acompanha o fato.
Mafra, 10 de março de 2020
MARCELO PEREIRA
Tenente Coronel PM Comandante da GEMFA
Assista ao vÃdeo da câmera tática do policial militar (divulgado pela PM de Mafra):
Assista ao vÃdeo compartilhado nas redes sociais:
Comando da pm prestando informações incorretas em nota!
Que lindo pra a cara do Sr Marcelo Pereira.
Comando despreparado picial despreparado
A outra mulher que fez o VÃdeo. .. também foi agredida….também se escuta o policial dizendo…. Eu Quero AQUELE de vermelho…..Tem policiais bons. … Mas Esse Bando é uma VERGONHA. ….. Bate boca e Baixaria ….usam a Força so com mulher e Bêbado. .. porque Bandido de verdade não pegam….
Faz tempo que o povo mafrense vem sofrendo com abuso de autoridade da policia militar.. Esta na hora do comandante rever essa situação sobre seus subordinados.
A minha casa foi também invadida por policiais sem mandado judicial. …. invadiram a minha casa para apreender a Arminha de brinquedo do meu Filho que É AUTISTA. … fomos Humilhados e AMEAÇADOS…. Reviraram toda a minha casa….. um dos policiais se fechou no quarto comigo e disse que ia botar minha casa a baixo. … Ficaram mais de uma hora revirando tudo… BANDO DE COVARDES. … não se contentaram e foram REVIRAR O carro do meu namorado. … entraram dentro do carro e jogaram tudo no chao. . Depois fizeram ele juntar…. BANDO DE COVARDES…. essas história é longa. .. mas tomaram a Arminha de brinquedo que meu filho que brincava no safa da sala…. Meu filho que e AUTISTA passou mal … Eu tive que medicar ele e Implorar pra que saisem de dentro da minha casa…. ele ficou traumatizado… ficou 15 dias MUDO sem falar…. e Agora não fica sozinho dentro de casa….. Ainda tive que assinar o B.O que concordei com a entrada deles….. Não denunciei porque fiquei com medo….. Tudo isso aconteceu por uma falsa denúncia. ….
Por isso que tem tanto assalto em Mafra e tantos bandidos. A populacao defende bandidos e ataca os policiais. Essa gentalha estava com oedaços de pau e desacatando os policiais e a mulher resisitiu a prisao. E o que a populacao faz? Defende os bandidos.
Desacate um policial nos Estados Unidos para ver o que acontece com voce!! Aqui no brasil que é cultural defender bandido a populacao ataca os policiais!!
Vai morar nos Estados Unidos Babaca…. Mas acho que vc nem entra la … É Brasileiro… Então é GENTALHA também.
Quem conhece o trabalho Policial, sabe bem que há determinadas situações em que realmente é necessário fazer uso da força progressiva, e ainda assim, nem sempre se consegue o intento de resolver de forma ordeira a situação.
O trabalho Policial é o mais estressante e perigoso de toda a classe trabalhista. Não raras vezes vemos Policiais trabalharem além do limite de sua paciência, tolerância e aceitação.
É muito difÃcil o trabalho Policial!!! E muitos poucos entendem isso!
Se houve "fechamento" do terreno com a presença dos Policiais no interior, há sim um grande desrespeito contra a Lei e a Ordem, e aquelas pessoas devem sim, ser responsabilizadas. Se houve ameaça a integridade fÃsica dos Policiais, há sim, eminência de perigo para os militares envolvidos e devem sim, agirem em sua defesa, na defesa de seus colegas e da sociedade em geral. E cumprir a Lei perante ao motociclista infrator.
E todos sabemos que os Policiais estavam ali para fazer cumprir a Lei, onde um infrator de trânsito colocou a vida de terceiros em risco (inclusive a dos Policiais), e aquela mulher esbravejou dizendo que não aceitaria ser conduzida, fazendo desacatos aos "funcionários Públicos" no exercÃcio da profissão (só isso já é passÃvel de punição á ela).
Entretanto, a imagem da câmera do Policial Militar está embaçada, o que demonstra desleixo para com seu equipamento (já merecia ser punido por isso). Não há intervenção dos colegas sobre o ato truculento (os demais também merecem ser punidos por conivência, principalmente se houver um superior hierárquico junto na ação, que poderia ter dado voz de prisão ao subordinado ali mesmo). Em ambas as imagens divulgadas, não há ação truculenta por parte da mulher, mas sim do Policial (imagem da câmera dele mostra isso).
Ainda não foi divulgado pela PM de Mafra, se detiveram o condutor da moto, e outras pessoas.
Então…, resta aguardar que ao menos o Ministério Público de Santa Catarina faça o serviço correto e puna exemplarmente "aquele Policial", assim como as pessoas que transgrediram a Lei.
Deixo ainda a sugestão de transferência de municÃpio para "aquele Policial Militar", até conclusão do Ministério Público, a fim de resguardar sua integridade fÃsica e moral, pois de agora em diante, ficará difÃcil para ele trabalhar em ações operacionais na mesma cidade.
A população não esquecerá tão cedo e não perdoará.
Quem conhece o trabalho Policial, sabe bem que há determinadas situações em que realmente é necessário fazer uso da força progressiva, e ainda assim, nem sempre se consegue o intento de resolver de forma ordeira a situação.
O trabalho Policial é o mais estressante e perigoso de toda a classe trabalhista. Não raras vezes vemos Policiais trabalharem além do limite de sua paciência e aceitação. É muito difÃcil o trabalho Policial!!! E muitos poucos entendem isso!
Se houve "fechamento" do terreno com a presença dos Policiais no interior, há sim um grande desrespeito contra a Lei e a Ordem, e aquelas pessoas devem sim, ser responsabilizadas. Se houve ameaça a integridade fÃsica dos Policiais, há sim, eminência de perigo para os militares envolvidos e devem sim, agirem em sua defesa, na defesa de seus colegas e da sociedade em geral. E cumprir a Lei perante ao motociclista infrator.
Lamento pela ação tresloucada daquele Policial, que agora está sendo julgado como "mau caráter", mas todo aquele que erra, deve sim, ser julgado e condenado pela Legislação.
Eu penso q se tivessem deixado a polÃcia pegar o infrator de trânsito, q era o trabalho deles, nada disso teria acontecido.. Atrapalharam o serviço dos policiais e causaram tudo essa baderna.
Eu penso q se tivessem deixado os policiais pegar o infrator de trânsito, q era o trabalho deles, nada disso teria acontecido. Atrapalharam o serviço da PM e criaram essa confusão.
aqui o negocio é tão facista que a propria pagina TEM CENSURA!!, olha que absurdo!!
Estavam protegendo o fugitivo pq ? Era só deixar os PMs saÃrem com o fugitivo e acompanhar até a delegacia, simples assim. A mulher contida nem algemada seria, seguiram o protocolo corretamente, ela desacatou, ela resistiu a prisão. A ação dos PMs pareceu totalmente dentro da legalidade, mas será averiguado. E quem defende bandido pra mim é bandido tbem.
Prender e o trabalho da polÃcia se for nessesario agora não usar desageiro desta natureza como ocorreu que após está mulher já ter sido presa o policial chuta na perna pra quebrar isto é falta de respeito com o próximo no meu intender agiu fora da ética civil e lamentável mais que Deus venha enluminar está vida e dar o entendimento nessesario pra trabalhar no meio da sociedade em função de dar proteção ao povo
A única arma que eu vi em.posse das pessoas ali foi a bengala da senhora de 70 anos, que em nenhum momento foi usada! A população sendo massacradada por todos os lados e ainda paga os impostos que de onde é pago o salário do policial para depois o mesmo entrar na sua propriedade e quebrar seu nariz e sua perna ! Esse é o Brasil mesmo !
Parabéns aos policiais
Achei muito certo o trabalho da pm
Parabéns
Por isso que o Brasil está deste geito
Ja viram como é paÃses de fora
Não ne
Gente polÃcia e outorida
Ao menos fui ensinada
Só no Brasil que povo não defende polÃcia fala mal
É depois quando precisa liga para polÃcia pedindo ajuda
A por favor
Mais respeito com a polÃcia.
Despreparo policia..abuso d autoridade..nada justifica esse ato d violência contra mulher…nada!
Acho que de fato todos ali desacataram a polÃcia e houve crime segundo a reportagem pois, a polÃcia não tem como saber se o elemento dando fuga de moto e trabalhador ou bandido.Porem uma coisa é fato houve excesso (imenso) e infelizmente o despreparo que não só os policiais de Mafra como a grande maioria em várias cidades tem é visÃvel, incompreensÃvel e lamentável.
Esses covardes ainda vem mentir que ouve resistência, alguém tem que fazer alguma coisa com esses covardes, só no Brasil mesmo, já estamos vivendo uma ditadura no Brasil, isso tudo comessa quando o presidente da República apoia esse tipo de coisa.
eu não vi fação o pedaço de pau deve ser a muleta da senhora que aparece certeza que os pontos na perna perna dela vão dizer que uma tatuagem de rena
Cena grotesca. Realmente violência sem nenhuma justificativa.
Que reportagem mais mentirosa o vÃdeo e claro nao montrou resistência nem uma dessa moça…. A corrupção está em toda parte, só Jesus na causa.
#indignada
Devo ter visto um vÃdeo diferente, porque é possÃvel escutar alto e em bom som que a "delinquente" insulta o policial vocalizando "VOCÊS SÃO UNS BOSTAS MESMO" e tenta escapar intimidando o policial ao dizer "EU NÃO VOU, REQUE VER!". Se esta "cidadã" que não demonstrou respeito à autoridade policial (independente de que seja o policial), que acoberta delinquente, que intimida, ameaça e se julga superior a lei é digna de tanta comoção e respeito das pessoas, realmente só nos resta uma coisa a fazer:
Lamentar!! Lamentar pelo policiar (cidadão de bem no execÃcio da profissão) que vê sua dignidade, seu esforço e dedicação (colocando em risco a própria vida para manter a ordem e a segurança) ser igualado, ou melhor, ser rebaixado a um criminoso (um bandido, um mau caráter),… lamentar pelo cidadãos de bem que respeitam a lei terem seus direitos e sua dignidade igualada a uma delinquente, … lamentar pelo exemplo grotesco e maléfico que esta "delinquente/detida" vai deixar para seu filhos, vizinhos e para toda a sociedade, …. lamentar por aqueles que não conseguem distinguir os delinquentes dos cidadão de bem!
Isso não e postura de um policial primeiro q na guarnição teria q haver uma policial feminina pois os polÃcias masculinos não tem altorizacao pra conduzir mulheres isso e uma falta de respeito e eu na minha opinião vi abuso de poder e agressão contra mulher
Não existe autorização e nunca precisou… condução sempre foi e será efetuada por qualquer policial militar que estiver presente. A única intervenção que necessita de uma policial feminina é quando será feita revista minuciosa.
falta de dialogo, educaçao, preparo, inteligencia, engraçado que so falta isso nas quebradas, quando a abordagem eh nos boyzinho filinho de papai que enche o cu de droga e da trabalho, em bairro de rico, o bagulho eh bem diferente passao ate a maozinha na cabeça dos bbzinho dos papaizinho se moscar ate levam pra casa
Engraçado que esse tipo de filmagens que a PM faz?? Toda embaçada. O que querem esconder??? 3 PMs não conseguem segurar uma mulher?? Fala sério né!!! Dale lei Maria da Penha nesses caras.
Mara, minha colega, as polÃcias em geral, a alguns meses foram proibidas de divulgar imagens de pessoas detidas, por esse motivo, o Blur(embaçado) na imagem, se uma corporação veicular imagem de pessoa detida, os responsáveis irão responder processo e podem até ser presos, agora vai lá e reclama com os deputados que criaram essa lei pra proteger criminoso.
Inaceitável. Porque um homem usar força com uma mulher?! Cade a agente feminina???????? Se a suspeita era feminina seria indispensavel uma policial mulher.
O fato é que causou revolta esse video, nao importa o ocorrido. Esse policial tem que ser afastado de suas atividades SIM! Garanto que nem em homem eles batem desse jeito.
A esquerda fez um "bom trabalho" nos últimos 16 anos de poder,
fez o que ela mais queria, que era implantar o socialismo na cabeça do povo,
e conseguiu,
hoje a gente só vê esquerdista, ideologia de gênero, feminismo, bandido tem vez e polÃcia é um câncer.
Parabéns aos Policiais
A polÃcia não é o câncer mais precisa de mais preparo nas abordagens
cala sua boca seu idiota, nao estamos falando de politica seu nocego.. estamos falando de um crime, se fosse sua mulher que eu acredito que voce nao tenha, ou melhor sua mãe, se bem que voce tambem nao deve ter mae, deve ser um filho de chocadeira, ou alguem cagou e voce nasceu, isso que aconteceu foi um crime, nada haver com politica, independente do que aconteceu antes, a policia invadiu o terreno de alguem, claro atras do bandido tudo bem, mais a pessoa tem o direito de se sentir coagida e querer reclamar, agora o que aconteceu é que os policiais mal treinados, se exaltaram e passaram dos limites e cometeram um crime, isso nao pode ficar impune, que absurdo..
Mas esse Video da Policia ta Embasado mà qualidade…e Agora ? Qual o verdadeiro …
O secretário de segurança pública o comodamente destes policiais deveriam ter vergonha. E tomar providências do ocorrido. Pq nada justifica a brutalidade, o excesso da força e o crime praticado . O juramento de proteger a vida , a pessoa e a comunidade em nome do estado cadê? O ministério público , o direito humano, AOB dever se pronunciar. A população não e besta não . Agressão com requinte de crueldade, tentativa de esconder os fatos, devem haver punição severa . Absurdo senhor secretário . Abuso de poder não e justiça e crime .
Erro grotesco de profissionais que são treinados para esse tipo de situação. Entendo que os policiais agiram de forma correta, mas houve excesso na questão da imobilização da detida.
Nas imagens a uma cerca de arame é nenhum portão,sobre o uso progressivo da força à um excesso da força quando foi algemar. aparece ela tentando se livrar aà a agressão por parte do policial. Agora suspeita de fratura já estão tirando onda né,nitidamente se vê a fratura!
Revisão do texto pra que né. Lamentável a alfabetização da pessoa que redigiu a nota.