A Prefeitura de Mafra informa que no dia 1º de novembro e no Dia de Finados, 2 de novembro, o Cemitério Municipal estará aberto para visitação com horário das 7h às 19h. No Dia de Finados será celebrada uma missa ao ar-livre, às 9h, com o vigário Vilnei Carlos Pschedt, da paróquia Nossa Senhora da Graças. Como já é tradicional haverá barraquinhas montadas em frente ao cemitério vendendo flores e demais produtos.
ORIENTAÇÕES
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano informa que construções, reformas e limpeza nos túmulos podem ser realizadas somente até a próxima segunda-feira, 30 de outubro. Referente ao acesso, a entrada no cemitério será somente permitida para pedestres. O acesso em carro é permitido apenas para pessoas com deficiência – cadeirantes e com limitações de locomoção.
MELHORIAS
Com o objetivo de melhorar o aspecto paisagístico do acesso ao cemitério, deixando-o mais florido, foi realizado o plantio de 220 mudas de plantas: palmeira gerivá, azaleia, camélia, hortência e jasmim. Algumas mudas já com botão, tendo a possibilidade de florescer. O plantio aconteceu nos canteiros da rua principal, na de acesso a carros e de serviço. Já na praça da capela mortuária foram plantadas 60 mudas.
TRÂNSITO
Informa-se ainda que o trânsito será modificado nas vias de acesso ao Cemitério Municipal. Sendo realizado da seguinte forma:
– Dia 01/11: as ruas terão liberação parcial com sinalização de cones, sendo na rua Rio Branco e na Rua Ingrácio José Correa. Será proibido o trânsito à direita em frente ao portão do cemitério. E para quem vem do bairro Restinga, direção à Vila Ivete terá que virar à esquerda na Rua Independência.
– Dia 02/11: será proibido o trânsito na Rua Ingrácio José Correa, sendo o trecho próximo à esquina da rua Santa Cruz até a Capela Mortuária esquina com a rua Independência. E na rua Rio Branco trecho da lateral da Capela Mortuária. Pede-se atenção especial aos motoristas nestes dias.
A prefeitura deveria investir em cameras de monitoramento, para pegar os ladrões de flores que aparecem no cemitério. Não foi apenas uma vez que coloquei flores para minha mãe e, quando fui no seu túmulo, em menos de uma semana já nāo estavam mais lá. Nem mesmo após a morte os ladrões perdoam.