Conquista inédita do aparelho vai permitir ao paciente que havia perdido totalmente sua voz, volte a falar
A Secretaria de Saúde de Mafra, por meio da Policlínica Municipal, entregou na última semana uma laringe eletrônica – um aparelho utilizado para favorecer a comunicação dos pacientes que passam por cirurgias e que precisam de reabilitação vocal -, a um paciente laringectomizado total.
Paulo Cesar França, de 49 anos, que recebeu o primeiro aparelho, descobriu o câncer em 2020 e teve que passar por cirurgia de remoção total da laringe (laringostomia) ficando totalmente sem voz. Paulo vai passar a receber acompanhamento fonoaudiológico da profissional do SUS, para reabilitação e uso do dispositivo de forma segura e eficaz, além de reabilitação da deglutição (ato de engolir alimentos), a fim de lhe conferir qualidade de vida.
Para o secretário da pasta, Plínio Saldanha, esta é mais uma conquista para a Saúde de Mafra. “A Secretaria da Saúde, por meio da Policlínica Municipal, alcançou um avanço significativo na história do SUS ao receber na semana passada a laringe eletrônica. Agora, poderemos oferecer este aparelho e acompanhamento a pacientes que necessitarem”, disse. Vale destacar que a inserção do aparelho na tabela nacional do SUS foi feita em janeiro deste ano.
Câncer de laringe: como saber
A Secretaria de saúde de Mafra explica que o diagnóstico precoce possibilita melhores resultados no tratamento de tumor na laringe. Deve-se buscar a investigação quando há sinais e sintomas de:
– dor de garganta;
– rouquidão;
– alteração na qualidade da voz;
– dificuldade de engolir alimentos e líquidos;
– sensação de caroço na garganta e nódulo no pescoço.
As pessoas podem procurar as ESFs para marcação de consultas ou para pedir orientações quanto a essa doença que se for descoberta e tratada em fase inicial, pode chegar a 90% de chance de cura.
Prevenção
De acordo como INCA – Instituto Nacional do Câncer – para prevenir o câncer na laringe, deve-se:
– evitar o consumo de bebidas alcoólicas e manter o peso corporal adequado. Falar muito alto e sem pausas causa os chamados calos vocais;
– Pacientes com câncer de laringe que continuam a fumar e a beber têm probabilidade de cura reduzida e aumento do risco de aparecimento de um segundo tumor na área de cabeça e pescoço;
– Não fumar e evitar o tabagismo passivo. Parar de fumar sempre traz benefícios à saúde;
– Evitar os fatores de risco é muito importante para prevenir o desenvolvimento da doença.