O procedimento TAVI é o implante valvar aórtico transcateter percutâneo. Significa que ao invés da cirurgia convencional que requer incisão no peito, a válvula cardíaca é colocada através de um cateter que navega através da artéria femural até o coração.
Inicialmente, o procedimento de TAVI era reservado exclusivamente para os pacientes de alto risco, que não podiam passar pela cirurgia cardíaca – especialmente aqueles com idade avançada e com outras comorbidades associadas. No entanto, os bons resultados fizeram com que a técnica fosse expandida para pacientes com risco intermediário.
O procedimento de TAVI realizado dentro do hospital de Mafra, utilizou-se da técnica mais avançada do mundo em termos de cardiologia estrutural, contando com equipamentos modernos e uma equipe altamente qualificada. Este procedimento significa o máximo que se pode fazer no serviço de hemodinâmica e vem a consolidar o serviço de alta complexidade em cirurgia cardiovascular e cardiologia intervencionista do Hospital São Vicente de Paulo (iniciado em 2016), como Serviço de excelência e qualidade em cardiologia no planalto norte e nordeste de Santa Catarina.
O médico Rafael Sachet Dutra, cardiologista hemodinamicista, coordenador do serviço de cardiologia clínica e intervencionista do HSVP conta que até o momento, este procedimento de TAVI, em Santa Catarina, era realizado apenas em grandes cidades como Blumenau, Florianópolis, Balneário Camboriú, Chapecó; e salienta que “poder fazer este tipo de procedimento na hemodinâmica do HSVP significa muito para nós profissionais, para os pacientes e também para toda a comunidade que engloba em torno de 700 mil pessoas que se beneficiam dos serviços desta casa hospitalar; pois trata-se de uma forma de implante minimamente invasiva promovendo um prolongamento e melhora da qualidade de vida dos pacientes”.
O referido procedimento foi realizado na manhã do último dia 06/02 e contou com os médicos Rafael Sachet Dutra – cardiologista intervencionista; Raul Armando Micalay Paredes – cirurgião cardíaco; Marcio Kuzmicz – cardiologista ecocardiografista; Anny Katia Puchalski Micalay – cirurgia cardíaca; Andre Olesko – cardiologista intervencionista; Katia Martins Foltz – anestesista e Leonardo Guimarães – cardiologista intervencionista.