Professores da região reúnem-se em Mafra para formação visando proposta curricular regionalizada

Por Gazeta de Riomafra - 06/08/2019

Mafra voltou a receber professores do Planalto Norte Catarinense para dar continuidade às formações que visam à elaboração da proposta curricular que pretende padronizar o ensino na região. Durante as férias escolares de julho, cerca de 300 professores de Mafra, Itaiópolis, Papanduva, Monte Castelo, Três Barras, Major Vieira e Bela Vista do Toldo e Canoinhas, participaram das capacitações divididos entre os locais CEMMA para Educação Infantil, APAE para Ensino Fundamental, SENAC para professores de Matemática e Amplanorte para profissionais do Atendimento Educacional Especializado – AEE.

As formações estão acontecendo desde o mês de fevereiro deste ano. Tem como parceiros o Senac, as Secretarias Municipais de Educação da região e a Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense. O projeto em desenvolvimento visa à discussão e elaboração das matrizes curriculares para a região, em consonância com a BNCC, as quais serão adaptadas por cada município, na expectativa de uma proposta regionalizada.

Segundo a Analista de programas e projetos institucionais, com formação em pedagogia, Jane Kincezski, do SENAC/SC a região do Planalto Norte saiu na frente dos demais municípios do Estado quando pensou em construir junto com professores da rede a proposta curricular dos municípios consorciados.  Ela lembrou que todos os municípios do Brasil até fevereiro de 2020 terão que ter suas propostas curriculares adequadas a Base Nacional Comum Curricular, todas as unidades escolares terão que estar trabalhandoas especificidades da BNCC.

Para Jane, quando se trabalha de forma colaborativa assim como está acontecendo na região, tudo torna-se mais fácil e prazeroso. “São professores extremamente comprometidos com seus alunos e com a melhoria da educação em seus municípios”. Para ela, a BNCC veio trazer para a educação brasileira um olhar mais acolhedor e inovador quando nas suas 10 competências gerais ela defende que devemos olhar o educando como um todo e jamais de forma fragmentada.

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