Na última sessão ordinária remota, dia 19, os vereadores aprovaram o projeto de lei nº 47/2019 que reconhece o estilingue como esporte e lazer no âmbito do municÃpio de Mafra. O autor do projeto é o vereador Adilson Sabatke.
O vereador afirma que a modalidade vem sendo resgatada por todas as gerações, jovens, adultos e idosos no municÃpio de Mafra. O esporte incentiva uma prática saudável, buscando a preservação ambiental com a conscientização da prática sem ferir seres vivos. Além disso, a modalidade abrange esportistas de todas as idades, portadores de necessidades especiais (seja de locomoção bem como de visão).
Além disto, no projeto de lei, fica proibido o uso do objeto de estilingue em atividade nociva à flora, à fauna, como maus-tratos aos animais silvestres e domésticos, conforme lei federal nº 9.605/98 (lei de crimes ambientais). E também proÃbe o uso do objeto esportivo estilingue em atividades prejudiciais ao ser humano, precipuamente à integridade corpórea e à saúde, em consonância com a lei federal nº 10.406/2002 (código civil).
Os participantes da modalidade deverão se inscrever em associações e portar a carteira de associado para o translado do equipamento.
Segundo o autor do projeto, o objetivo é reviver e expandir a cultura do estilingue para novas gerações. Tirar as crianças de frente de computadores e celulares, assim estimular a brincadeira – de forma consciente. Também tendo como objetivo reunir a famÃlia na hora da diversão.