Mafra continua apresentando projetos importantes em suas unidades escolares. Em exemplo é a Escola Municipal de Educação Básica Vereador Evaldo Steidel, que recebeu no final de outubro, profissionais da Epagri para avaliação dos projetos desenvolvidos deste ano, em especial o da Horta Escolar, realizado em parceria com a empresa estadual. Eles elogiaram o projeto e, para dar continuidade em 2016 autorizaram contrato de cooperação técnica e financeira para compra de uma caixa da água para captação de água da chuva, destinada a irrigação da horta e o excedente, futuramente, ser utilizado na limpeza da escola.
Segundo a diretora da unidade, Luciana Steffens, o projeto teve inÃcio no ano letivo de 2015, com reuniões que envolveram pais, professores e APP, para estudar estratégias de aquisição financeira para a execução do projeto. “Através da ajuda dos pais, professores, alunos e APP iniciou-se o projeto com a preparação da base do terreno pelos pais. Após o professor coordenador iniciou as atividades de execução com alunos em campo. Tudo que é produzido na horta é sem agrotóxicos e após colheita os alimentos são destinados à complementação da merenda escolarâ€, explicou.
Formação do conhecimento
A diretora ressaltou que todos os resultados positivos da escola relacionados aos projetos e cotidianos das atividades objetivam a formação e aquisição do conhecimento cientÃfico e de formação de cidadãos. Ela enalteceu a colaboração de todos os envolvidos, bem como dos parceiros como a Epagri, por acreditarem nos projetos e na seriedade de todos. “É com a soma de forças por um objetivo maior que vai sendo construÃda, a cada passo, uma escola para todosâ€, declarou.
Para o professor coordenador, Zaqueo Hack, o projeto Horta Escolar quer somar oportunidade e qualidade aos alunos, permitindo que ele possa sentir-se parte do processo diário de sua unidade de ensino. Ele conta com apoio e colaboração dos demais profissionais do ambiente escolar, trabalhando de forma multidisciplinar.