Realizado o IV Seminário de Prevenção ao Suicídio em Mafra

Por Assessoria - 23/09/2017

Para intensificar as ações de prevenção ao suicídio, e enaltecer a importância escuta ativa, é que a Secretaria Municipal de Saúde,promoveu no dia 22 de Setembro, na Amplanorte, o IV Seminário Municipal de Prevenção ao Suicídio. O evento foi especialmente dirigido aos profissionais da saúde, assistência social, educação, segurança pública e acadêmicos. Durante o Seminário, os participantes puderam ouvir, (período matutino),  o Dr. Gustavo Manuel Schier  Dória, que possui extensa formação acadêmica e extracurricular.

No período da tarde, a programação contou com a  apresentação  dos “Indicadores de Suicídio em Mafra”, (pela assistente social Ariane Woehl, e pela psicóloga Debora Popadiuk, ambas da Secretaria Municipal de Saúde de Mafra). Também foram debatidas questões voltadas ao mundo jovem, temática principal deste seminário, este ano, ancoradas nas percepções de Dr. Claudio Luis da Cunha Gastal, médico psiquiatra, Adriana Moro, enfermeira do CAPS Casa Azul e Professor Psicólogo João Angelo de Lima Bassani da Universidade do Contestado Mafra/SC.

PREVISIBILIDADE

Segundo a Assistente Social Ariane Woehl, da Secretaria Municipal de Saúde de Mafra: “A maioria dos casos de suicídio são preveníveis. É necessário existir respeito e cuidados com as pessoas afetadas por um suicídio, ou que tentaram suicido, Que estas pessoas possam ser ouvidas, compreendidas e atendidas em suas necessidades como ser humano, em todos os serviços de saúde. É preciso acabar com o preconceito, com estereótipos, com julgamentos culpabilizantes e moralizantes os quais dificultam que pessoas em condição de sofrimento procurem ajuda e acabem mantendo-se ocultas com receio de serem discriminadas.”

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Instituído em 10 de setembro, há 15 anos pela Associação Internacional de Prevenção ao Suicídio (IASP), apoiada pela OMS, com intuito de alertar sobre a existência do sério problema e conscientizar a sociedade da necessidade de medidas de prevenção. Ancorados na responsabilidade de enfrentar este cenário municipal e acreditando que o suicídio é prevenível, a prefeitura municipal de Mafra, através da Secretaria Municipal de Saúde, com a Rede de Saúde Mental, desenvolveu diferentes ações de Prevenção ao Setembro Amarelo.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

AÇÕES DESENVOLVIDAS

– Palestras escolas, grupos sociais, entidades filantrópicas, ONGs.

– Participações em Rádios e Vídeos Mídia Digital;

– Reuniões nos Serviços de Saúde fomentando o papel dos profissionais de saúde para uma escuta ativa e acolhedora;

– Reuniões com a Comunidade, discutindo mitos e tabus frente ao Suicídio;

– Panfletagem nas Praças Públicas, semáforos, pedestres e lojistas: alusivo ao dia 10 setembro;

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

– Apresentação Indicadores Epidemiológicos Jornada Psicologia Universidade do Contestado;

– Decoração em ambientes públicos e Unidades Básicas de Saúde;

– Distribuição de lacinhos amarelos da solidariedade para que todos os locais de serviços públicos durante mês Setembro chamem atenção a Prevenção do Suicídio e provoquem o diálogo;

– Participação Conselho Municipal de Saúde;

– Participação na Câmara de Vereadores de Mafra;

– IV Seminário Municipal de Prevenção ao Suicídio;

– Yoga na Praça abraçando a Prevenção do Suicídio.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.