A reitora da UnC, Solange Sprandel da Silva, recebeu na última terça feira, dia 19 de setembro, o título de Cidadã Mafrense em Sessão Solene em homenagem aos “100 anos de Mafra” realizada pela Câmara de Vereadores de Mafra. Esta honraria está destinada aqueles que se destacaram no trabalho e no comprometimento, atuando em prol do desenvolvimento de Mafra e da concretização de sonhos de mafrenses e de pessoas que escolhem a cidade para viver.
A reitora Solange é advogada e professora da UnC desde o ano de 1989 nos cursos de Ciências Biológicas, Pedagogia, Administração, Direito e na pós-graduação. Exerceu as funções de Secretária Municipal de Educação de Concórdia de 1993 a 2000; presidente da UNDIME/SC – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina e como vice-presidente da UNDIME Nacional de 1995 a 1999 e Integrante da Comissão Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação de 1999 a 2000; vereadora no período de 2001 a 2004; conselheira do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina de 2001 a 2014. No período de 2005 a 2008, ocupou os cargos de assessora jurídica, diretora geral na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Concórdia. No período de 2009 a 2011, foi reitora da USJ de São José. Consultora jurídica da secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina nos anos de 2012 e 2013. Em 2014, assumiu a reitoria UnC, na gestão 2014/2018.
Em sua trajetória recebeu a Medalha de Mérito em gestão educacional Anísio Teixeira, outorgado pela Universidade Estadual Santa Cruz e Fundação Luiz Eduardo Guimarães e Governo da Bahia em 2000; Troféu “Anjo da Guarda” ordem do mérito da UnC em 2005; título “Amigo da Policia Civil de Santa Catarina”, outorgado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão de Santa Catarina no ano de 2009. Medalha de reconhecimento pelo projeto Bombeiro Mirim, desenvolvido nas escolas municipais de São José, concedido pelo Corpo de Bombeiro Militar – São José, em 2010. Medalha de gratidão pelos serviços prestados à educação catarinense, outorgada pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina em 2014. Título de Cidadã Concordiense, outorgado pela Câmara de Vereadores de Concórdia em 2016.
A vereadora Marise Valério Bráz de Oliveira usou a palavra em nome dos vereadores e destacou que “pessoas especiais são aquelas que tem habilidade de dividir suas vidas com os outros, elas são honestas nas atitudes, sinceras e compassivas, competentes e humildes e sempre dão por certo que Deus e o amor são parte de tudo, elas acreditam que os sonhos compartilhados e acreditados são possíveis de se realizar”.
Para a homenageada, reitora Solange, a outorga do título de Cidadã Mafrense é única, distinta e maravilhosa diante do reconhecimento da Câmara de Vereadores, que representa a população do município. “Fiquei surpresa, emocionada e feliz com a notícia. Primeiro, porque entre tantos que labutam por Mafra, a minha pessoa foi lembrada. Segundo, porque a felicidade é feita de pequenos momentos e este título e as lembranças de Mafra me acompanharão por toda a vida. Minha eterna gratidão! É o mínimo que posso dizer pelo carinho e pela lembrança”.