Na tarde de segunda-feira, 27, em Joinville, Tailine F. Ribas, gerente de Saúde da ADR Mafra, e Jaqueline Fatima Previatti Veiga, coordenadora da CIR (Comissão Intergestores Regionais) Planalto Norte, entregaram ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, uma carta com as demandas regionais, definidas nas reuniões da comissão, que buscam apoio federal para a sua efetivação, beneficiando assim todos os usuários dos serviços do Sistema Único de Saúde na região.
Algumas das solicitações apresentadas foram:
– Habilitação da Maternidade Dona Catarina Kuss, em Mafra, na Rede Cegonha como maternidade de referência para pré-natal, parto e nascimento de alto risco;
– Aumento dos tetos financeiros na atenção básica, média e de alta complexidade repassados aos municípios;
– Revisão da política do SAMU para realizar o transporte sanitário de forma efetiva e interestadual (Santa Catarina – Paraná);
– Retomada do mutirão das cirurgias eletivas por meio de financiamento do governo federal;
– Manutenção do programa Mais Médicos (cooperados);
– Aprovação pelo Ministério da Saúde para a habilitação do Hospital São Vicente de Paulo nos leitos de AVC e nas especialidades de ortopedia e neurologia na alta complexidade.
O ministro Ricardo Barros esteve em Joinville para uma visita à Fundação Pró-rim e a entrega das solicitações se deu ao final do evento. Na ocasião também foi apresentado o projeto de fila zero na saúde, realizado em Mafra, sendo solicitado recurso para que a iniciativa possa ser estendida por toda a região do Planalto Norte.