Neste sábado (18) uma puma (Leão-baio) “visitou†uma residência na Vila Formosa, em Mafra. Saiba mais sobre o animal:
Hábito de vida: Noturno e Diurno.
CaracterÃsticas gerais: É o segundo maior felino do continente americano. Felino de grande porte, conhecido também como onça-parda ou suçuarana. Pesa aproximadamente 70kg com pelagem de bege acizentado à avermelhado. Filhotes nascem com pintas que tendem a desaparecer conforme crescem. Predador de topo de cadeia tendo como dieta roedores, lebres , tatus, veados, capivaras, aves, lagartos e até mesmo serpentes. A fragmentação do seu habitat e consequentemente a caça são as principais ameaças a espécie. Tendo em vista que, com menor território para a caça, esse animais podem recorrer a predação de animais de criação como gado e ovelhas.
Fonte: UFRGS
EM MAFRA
Por volta das 10h20 deste sábado, um morador solicitou apoio a PolÃcia Militar de Mafra, pois suspeitava que havia uma “onça” na sua residência, situada no bairro Vila Formosa.
No local os policiais militares confirmaram a presença do animal e acionaram a PolÃcia Militar Ambiental de Canoinhas e o Corpo de Bombeiros de Mafra. Um biólogo com vasta experiência nesse tipo de situação também se fez presente.
Realizou-se o isolamento da área entorno do local, solicitando que moradores permanecessem dentro de casa. Sendo providenciado contato com a PM de Lages, o qual deslocou o helicóptero águia trazendo um professor, Sr. Auri Ducave.
Por volta das 16h15 o helicóptero aterrissou na PM Mafra, e no local, após análise, foi decidido usar uma zarabatana com dardo tranquilizante. Sendo feito um cerco com uso de redes, e após disparo do dardo, o qual não perfurou a pele do animal, e a mesma conseguiu empreender fuga, saltando os muros ali existentes, quando foi avistada em outra propriedade. Na tentativa de nova captura, a mesma conseguiu novamente empreender fuga, desta vez sentido mata fechada em direção ao bairro Campo da Lança, sem ferir ninguém.
Após desmobilização da operação, foi realizado um feedback com os órgãos responsáveis, e ficou decidido que a mesma retornou ao seu habitat natural, não sendo mais necessário a mobilização para nova captura, porém permanecendo em sobreaviso, com divulgação a sociedade para que, se avistarem novamente em residências, que informem via 193 e 190.
LEIA TAMBÉM: E a ‘onça’… fugiu!
Foto e vÃdeo: PM Mafra/Divulgação
Eu teria vergonha de publicar um vÃdeo institucional desse. A intenção foi a melhor possÃvel, mas a operação total amadora. P assustar o puma qq pessoa, com o mÃnimo de coragem, faria. Cadê o dardo com tranquilizante? P mim o único q mereceu 10 aà foi o cara do vÃdeo rs.