Saúde de Mafra é reconhecida nacionalmente e leva dois prêmios na 15ª Mostra “Brasil aqui tem SUS”

Por Gazeta de Riomafra - 31/07/2018

Mais do que receber um certificado ou uma medalha, o reconhecimento do trabalhado foi o principal motivo de satisfação para os profissionais da Secretaria de Saúde de Mafra que compareceram ao 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e 6º Congresso Norte e Nordeste, realizados em Belém-PA, de 25 a 27 de julho. Durante o congresso, aconteceu ainda a 15ª Mostra “Brasil aqui tem SUS”, na qual a Secretaria de Saúde de Mafra ganhou dois prêmios por ações bem-sucedidas no município.

Conforme disposto no site do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems – este ano a Mostra contou com 342 trabalhos inscritos. Dentre estes, 40 experiências foram escolhidas e passaram por uma comissão avaliadora. Em seguida, foram expostas no evento dentro de uma das oito temáticas relacionadas que foram: atenção básica, planejamento local do sus, participação da comunidade, financiamento e o fundo municipal de saúde, gestão do trabalho e da educação na saúde, judicialização da saúde, vigilância em saúde nos municípios e regulamentação do SUS.

Mafra levou dois dos quatro prêmios concedidos na temática Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Jaqueline Fátima Previatti Veiga, Mafra inscreveu 25 experiências em saúde para etapa estadual, sendo classificadas sete. Para o nível nacional, foram cinco destes trabalhos, sendo esta a primeira vez em que o município participa. “Esta é uma demonstração que temos desenvolvido experiências exitosas em vários níveis de atenção à saúde, que estão impactando diretamente na vida das pessoas”, disse. Ela contou que de Santa Catarina somente três municípios tiveram suas experiências premidas, sendo Joinville, Benedito Novo e Mafra. “Reconhecimento e respeito em âmbito nacional no que tange à saúde. Isso mostra que estamos no caminho certo nas ações levadas à população”, acrescentou. A secretária também explicou o que os prêmios significam para a equipe de trabalho: “as premiações estimulam os técnicos e demais profissionais a pensarem em novas ações e atividades que venham a contribuir com os serviços de saúde para os usuários do município”. Vale destacar que para prestigiar os autores e divulgar as ações, as 25 experiências enviadas para o nível estadual serão apresentadas no Fórum Municipal de Saúde, em setembro.

O prefeito Wellington Bielecki parabenizou a equipe de trabalho que compareceu ao evento de premiação e declarou que “o maior prêmio é a saúde da população, refletida por meio do trabalho de qualidade realizado por nossos profissionais”.

CONFIRA A PREMIAÇÃO DE MAFRA

EXPERIÊNCIA AUTORIA TEMÁTICA
Qualificação dos profissionais da saúde na prevenção do suicídio Ariane Woehl e coautoria de Debora Popadiuk Gestão do trabalho e da educação na saúde
A rede de atenção em saúde mental no município de Mafra: integração na busca da integralidade

Adriana Moro e coautoria de

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Ariane Woehl e Debora Popadiuk

Gestão do trabalho e da educação na saúde

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.