Saúde orienta para prevenção da leptospirose no período de enchente e no retorno às casas
Há 2 anos
Por Assessoria

A Defesa Civil de Mafra e a Secretaria Municipal de Saúde/Vigilância Sanitária esclarecem a população sobre a necessidade de prevenção quanto a casos de Leptospirose, doença transmitida aos seres humanos pelo contato com água ou lama contaminadas pela urina de animais portadores da bactéria leptospira, principalmente roedores domésticos (ratazanas, ratos de telhado e camundongos).

Conforme orientações da Secretaria de Saúde, com as fortes chuvas ocorrem enxurradas bruscas e  alagamentos. Após essas inundações podem surgir casos de Leptospirose. “A bactéria penetra no corpo através de machucados e, até mesmo, da pele sadia quando a pessoa fica muito tempo dentro da água. O período de incubação compreende do 1º ao 30º dia após o contato com o agente infeccioso. Este contato ocorre durante e imediatamente após as enchentes, quando as pessoas retornam a suas residências e procedem à limpeza e remoção da lama e outros detritos. E orientam: “deve-se estar alerta à possibilidade de ocorrência de casos e surtos de leptospirose nas quatro ou cinco semanas que se seguem ao fim da inundação.

Sintomas

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os sintomas iniciais da Leptospirose podem ser semelhantes aos da gripe, começando de forma abrupta, com febre alta, dor de cabeça, mal-estar e muitas dores no corpo. Um sintoma bastante característico é uma forte dor nas panturrilhas (batata da perna).  No surgimento desses sintomas orientam a população que busque  avaliação médica.

Cuidados de prevenção

São os seguintes o cuidados para a prevenção da Leptospirose

· Impedir que crianças e adultos nadem ou brinquem nessas águas;

· Se houver ferimentos na pele cobrir com bandagens a prova d’agua para evitar o contato com a água das enchentes e inundações;

· Utilizar luvas e botas para reduzir o contato com a água contaminada ou sacos duplos amarrados nos pés e mãos,

· Não consumir alimentos e medicamentos que tiveram contato com a água da enchente ou alagamento,

· Consumir apenas água tratada,

· Prevenir a infestação de roedores, acondicionando adequadamente o lixo e entulhos.

 Animais peçonhentos

Outra orientação diz respeito ao retorno às suas casas após a enchente. “Fiquem atentas aos animais peçonhentos: aranhas, escorpiões, serpentes. Evitem colocar a mão em buracos e frestas, sacudam cuidadosamente roupas, sapatos, toalhas, lençóis e cobertores. Nunca pegue na mão animais peçonhentos, mesmo quando aparentarem estar mortos.

Fonte: https://dive.sc.gov.br/index.php/a-dive.

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.