“A mudança de Secretarias de Desenvolvimento Regional para Agências de Desenvolvimento Regional resgata a origem deste modelo organizacional”, salientou o secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, em reunião realizada na manhã de segunda-feira, 18, no auditório da ADR Joinville.
Mais do que uma mudança de nome, as ADRs agora aumentam as suas atribuições, mantendo as funções executivas das antigas SDRs, ao mesmo tempo em que passam a assumir o papel de articuladoras e promotoras do planejamento para o desenvolvimento regional.
O secretário-executivo da ADR Mafra, Abel Schroeder, se fez presente na reunião, juntamente com os secretários das ADRs de Joinville, Jaraguá do Sul e Canoinhas, além dos gerentes das regionais. Assim, todos os principais profissionais envolvidos puderam conhecer este novo modelo de gestão, as mudanças no funcionamento e as novas especificações das agências.
Para explicar as alterações, além do secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, o evento contou com a presença do secretário de Planejamento, Murilo Flores, do diretor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria da Administração, Luiz Antônio Dacol, e do gerente de Modernização Organizacional e Contrato de Gestão da Secretaria do Planejamento, Luiz Carlos Pacheco.
Nelson Serpa explanou ainda a respeito das mudanças no funcionamento dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento e dos novos Colegiados Regionais de Governo.
Murilo Flores destacou que, com as ADRs, a gestão se aproxima ainda mais das pessoas, levando em conta as diferenças regionais e as diretrizes de rumo de cada área, sempre em consonância com o planejamento estadual.
Segundo os secretários executivos das ADRs destacara que a reunião foi produtiva para gestores e gerentes das agências, sendo que agora a visão integrada de cada região passará a nortear ainda mais as ações, com maior poder de planejamento, organização e decisão para fomentar um desenvolvimento genuinamente regional.