A Associação Mafrense de Ostomizados – AMO – está a um passo de realizar o sonho de terem sua sede própria. A construção da nova sede da entidade está na fase final de sua construção e em poucas semanas estará finalizada.
Segundo a Associação a sede será muito importante para os ostomizados mafrenses que terão um ponto de referência, um local para cursos e aperfeiçoamentos.
A construção da sede só foi possível após a Associação dos Patrulheiros de Mafra doarem um terreno no final da rua 7 de setembro no bairro Buenos Aires, através de doações da população e uma permuta com uma construtora local que em ergueu um prédio com seis apartamentos e as salas onde será a sede da Associação Mafrense dos Ostomizados.
OSTOMIZADOS
São pessoas que passam pelo procedimento de ostomia, procedimento cirúrgico que consiste na abertura de um órgão oco como, por exemplo, algum trecho do tubo digestivo, do aparelho respiratório, urinário, ou outro qualquer, podendo ou manter uma comunicação com o meio externo, através de uma fístula, por onde pode-se conectar um tubo de inspeção ou manutenção.
Como exemplo, a traqueostomia é aplicada a pacientes com dificuldades respiratórias, em que a traqueia é aberta abaixo do ponto congestionado e um tubo é inserido no local para permitir a entrada livre de ar, na colecistectomia quando se abre a vesícula biliar para retirada de cálculos e fecha-se ela novamente.
Em casos de câncer do intestino ou outros problemas em que o intestino e o reto precisam ser parcial ou totalmente extraídos, faz-se um estoma ligando a extremidade do intestino preservado à pele. É normal, nesses casos, a aplicação de uma bolsa de colostomia para o recolhimento de fezes.