“Era uma vez, uma Biblioteca com curiosidade, interação, fantasia e muita leitura” é o tema da Semana do Livro e da Biblioteca no Sesc em Santa Catarina. De 23 a 29 de outubro, as 27 bibliotecas da Instituição no Estado realizam uma programação especial gratuita e diversificada. As atividades são voltadas para toda a família, pois os pais, avós e tios são fundamentais para a contribuição na formação do leitor.
A campanha da Rede Sesc de Bibliotecas deste ano tem o objetivo de fomentar a leitura, aproximar os participantes dos escritores e suas obras, estimular o compartilhamento de obras literárias entre as pessoas através da troca de seus livros, e divulgar os acervos que estão à disposição para o empréstimo nas próprias bibliotecas do Sesc. Serão realizadas contações de histórias, “contos e causos” de pai para filho, oficinas, rodas de leituras, troca-troca de livros, sessões de curtas-metragens infantis, entre outras atividades. A programação detalhada em cada cidade pode ser consultada no site do Sesc/SC, em https://www.sesc-sc.com.br/evento/3909/null.
Durante todo o ano as Bibliotecas do Sesc já realizam atividades sistematizadas em que atendem diretamente alunos matriculados nos cursos de Educação das Unidades e também instituições de ensino próximas. A Semana do Livro e da Biblioteca é uma oportunidade para que os demais familiares e a comunidade conheçam as bibliotecas e tenham a oportunidade de usufruir das suas atividades.
A unidade do Sesc em Mafra fica localizada na Rua São João Maria, nº 520 – Vila Ferroviária. Telefone: (47) 3642-5747
SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA
A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto nº 84.631, em 1980. De acordo com o documento, a semana é comemorada todos anos entre os dias 23 e 29 de outubro. No último dia, também se comemora o Dia Nacional do Livro. A semana tem como objetivo incentivar a leitura e estimular a construção do conhecimento, difundir o livro e divulgar o papel da biblioteca como instrumento de democratização, bem como promover a informação e o acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais.