Foi realizado na quarta-feira 28, em Canoinhas o Seminário Regional do Programa Planorte Água e Solo. O evento é uma realização do governo do estado através da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Amplanorte) e os comitês de Bacia do Rio Canoinhas e afluentes do Rio Negro e Comitê Timbó.
Durante todo dia, autoridades e representantes de todo planalto norte estiveram reunidos no centro de treinamento da Epagri, para dar continuidade nas ações de fortalecimento dos Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas do Planalto Norte Catarinense e desenvolvimento do programa Planorte Água e Solo, onde foram discutidos assuntos como recursos hídricos e uso racional do solo, além das novidades tecnológicas para esse meio.
A abertura, realizada as 09h, contou com a presença do gerente regional da Epagri Canoinhas; presidente do Comitê do Rio Canoinhas e afluentes do Rio Negro e também gerente regional da Casan; presidente do Comitê do Rio Timbó, secretário executivo regional do Programa SC Rural; e responsável regional da Epagri pelo Programa Água e Solo.
O presidente do Comitê Rio Canoinhas e afluentes do Rio Negro, Herbert Grosskopf Junior frisou a importância do trabalho na região. “Estamos realizando reuniões mensais, palestras nas escolas e observamos problemas sérios com a água de nossa região. É necessário um trabalho contínuo e firme na questão de conscientização de todos, para que não falte água num futuro próximo”, destacou durante abertura do Seminário.
Ainda no início do evento foi realizada a premiação do concurso de fotografia do Comitê Rio Canoinhas e afluentes do Rio Negro. Foi entregue a premiação – uma máquina digital – para a aluna Maria Clara Morantt, que ganhou o concurso em 2015, e era estudante na época, da Escola de Educação Básica (EEB) João José de Souza Cabral.
Logo em seguida receberam as premiações os cinco vencedores do concurso deste ano. Receberam dois kits oferecidos pela empresa Cia Canoinhas de Papel.
5° lugar: Caroline Piechontcoski, da EEB Gertrudes Muller
4° lugar: Brenda Maria Komochena, da Escola Básica Municipal (EBM) Severo de Andrade.
Foram entregues também três kits para os alunos e três máquinas digitais para as escolas. Receberam os prêmios:
3° lugar: Cézar Henrique Antonovicz, da EBM Professora Edemita Conceição Rosa
2° lugar: Alexandro Dranka Pasienski, da EBM Guilhermina Maria Veiga Ferreira
1° lugar: Marcos Eduardo Fuck, da EBM Bonetes de Cima.
Em seguida, Donato fez uma contextualização sobre o Programa na região e iniciaram as palestras do Seminário. Ás 10h a primeira palestra foi proferida pelo professor do Instituto Federal de Santa Catarina – campus Canoinhas, Dr. Jefferson Schick, que falou sobre “Conservação do solo e meio ambiente”. Em seguida o engenheiro agrônomo da Cooperativa Regional Alfa, Vilmar Marcon, encerrou as atividades da manhã com a palestra sobre os “Sistemas agroflorestais na agricultura familiar”.
Durante a tarde ocorreram as palestras do professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Ademir Reis, que falou sobre “Restauração florestal”; e em seguida o pesquisador da Epagri/ Ciram, Blainski proferiu palestra sobre “Agronnect – sistema online de acesso a dados meteorológicos da Epagri/ Ciram”.
O evento foi encerrado com a participação das diretorias e equipes técnicas dos Comitês apresentando seus trabalhos, seguido de debates e avaliação do Programa com todos os presentes. Ainda foram elencadas prioridades e propostas de ações para implementação no programa em 2017.