Técnicos e agricultores familiares do Planalto Norte participam da 29ª Exposuper

Por Gazeta de Riomafra - 07/07/2016

Técnicos e agricultores familiares do Planalto Norte participam da 29ª Exposuper

No processo de transformação estrutural da agricultura brasileira, fica evidente o papel dos agricultores familiares na busca por atividades econômicas que permitam sua reprodução social de maneira sólida e sustentável. Em Santa Catarina, muitas dessas famílias têm optado por iniciativas como o turismo rural e a industrialização de produtos agrícolas, que incrementam a renda e contribuem para maior qualidade de vida no meio rural.

Segundo um estudo realizado pela Epagri/Cepa, em 2012 havia no planalto norte catarinense 103 agroindústrias em funcionamento, o que corresponde a 5% do total do estado. Sabe-se que muitas outras iniciativas surgiram após isso, principalmente com a implantação do Programa SC Rural, o qual teve papel fundamental em proporcionar a melhoria de práticas, atividades e processos em empreendimentos existentes ou novos e aumentar a competitividade das organizações dos agricultores familiares catarinenses.

Dessa forma, existem no planalto norte vários empreendimentos que estão no processo de legalização e que ainda não aparecem nos números dos levantamentos regionais. Para a sustentabilidade deles, existem muitos desafios relacionados à legislação (previdenciária, fiscal, sanitária e ambiental) e aos conhecimentos sobre gestão, processo produtivo e comercialização, que indicam que é necessário o desenvolvimento de novas competências, tanto para quem as fomenta quanto para os empreendedores familiares.

Pensando nisso, uma equipe de técnicos da gerência regional da Epagri de Mafra, liderada pelo engenheiro-agrônomo e extensionista rural Jânio José Seccon, com a colaboração de Camila Croge, Vendelino Skonieski e Vitor Mendes Lehmkuhl, organizou uma excursão com agricultores empreendedores do Planalto Norte para Joinville para visitar a 29a Exposuper, um dos maiores eventos em geração de negócios do Estado de Santa Catarina, organizado e promovido pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats).

A excursão, realizada com apoio financeiro do Programa SC Rural, contou com a participação de 42 empreendedores do meio rural dos municípios de Mafra, Itaiópolis, Papanduva e Monte Castelo. Segundo a líder regional do programa Gestão de Negócios e Mercados, Telma Tatiana Koene, foi uma oportunidade para que os agricultores tivessem acesso a oportunidades de negócios para a agricultura familiar e trocassem experiências em relação ao processo de legalização e continuidade dos empreendimentos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Para os técnicos envolvidos, que já realizam o fomento e o acompanhamento das agroindústrias familiares na região, o evento foi motivador para que a assistência seja feita de forma continuada e eficaz e proporcione acesso a novas tecnologias e inovações. Em uma das palestras, David Portes, um grande empresário do marketing, apresentou formas de encantar os clientes. Em sua fala, ficou claro que para ter sucesso financeiro em qualquer empreendimento é necessário que haja criatividade e protagonismo.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.