Os bairros das Vilas Ferroviária e Argentina e arredores receberam na tarde do último domingo (14), o 1º Torneio da Cidade de Mafra de Estilingue, realizado na escola Mário de Oliveira Goeldner, reunindo 80 estilinguistas além de pessoas interessadas no esporte, tanto para disputar como para brincar. O Torneio teve como vencedores: Hugo Schelbauer, em primeiro lugar; João Vitor Dzienkanski, em segundo lugar; e José Carlos Wegrezinovski, em terceiro.  Com finalidade filantrópica, o torneio arrecadou 80 quilos de alimentos não perecÃveis.
O casal Verenice Costa e Tiago Marinho de Lima participou pela primeira vez do torneio. Ela nunca tinha atirado e achou bem divertido, embora difÃcil de acertar o alvo. Ele trouxe o estilingue de casa e também tentou acertar os alvos. O irmão Daniel Marinho de Lima compareceu para brincar. “Gostei, mas não me dou muito bem com esporte de precisãoâ€, declarou, afirmando ainda que vai incentivar o sobrinho, de 3 anos, a praticar o esporte.
A famÃlia Wegrezinovski participa ativamente do Grupo Mafrense de Estilingue Esportivo, promotora do evento. O estilinguista João Augusto Wegrezinovski, de 68, pratica estilingue desde os 7 anos. Participou junto com os filhos e o genro. O gestor da escola Mario Goledner, Ricardo Bergamini, também arriscou alguns disparos. Para ele é muito importante abrir a escola para a comunidade e incentivar a prática esportiva.
Estilingue como esporte profissional
O evento foi promovido pelo Grupo Mafrense de Estilingue Esportivo, organizado pelo presidente, José Carlos, diretoria e demais associados, com apoio do Departamento de Esportes do MunicÃpio/Secretaria Municipal de Educação e da escola Mario de Oliveira Goeldner. O objetivo da associação é o reconhecimento do estilingue como um esporte profissional, o qual só pode ser praticado por adultos e crianças acompanhadas por um responsável.
José Carlos explicou que tem também a finalidade de formar atletas de alto nÃvel para competições no exterior, como o Torneio Internacional na Espanha, em agosto, para o qual estão no aguardo de convite oficial e para o Torneio Mundial na China, em novembro, já convidados, e que já conta com os  4 atletas qualificados para representar o Brasil no exterior.