Trabalho de alunos em rede proporciona acesso aos cuidados com a saúde e preservação dos hábitos de convivência

Por Gazeta de Riomafra - 08/08/2019

Nas oficinas terapêuticas, os usuários do CAPS confeccionaram porta-escovas de dente confeccionados a partir de material reciclável (garrafas pet) com o tema “A amizade é o compartilhamento” ilustrando a figura do personagem “a raposa” do livro “O Pequeno Príncipe”. A entrega ocorreu no último dia 4 de julho para aproximadamente 30 alunos das séries iniciais da escola Colônia Ruthes.

A atividade foi realizada em parceria com a equipe odontológica da ESF do Espigão do Bugre, onde a dentista Isadora Maria Pratezi Polettini vem trabalhando os hábitos de escovação e de prevenção com os alunos da escola. Durante a entrega, a dentista explicou sobre a importância dos cuidados com a higiene e a saúde bucal.  Os alunos também ouviram dos pacientes um breve relato sobre a história do livro e sobre a amizade e a percepção de “ver com o coração”, como na história.

A personagem Raposa, na figura do porta-escovas, foi entregue como símbolo da amizade e da ponte relacional feita entre CAPS, ESF e escola. Com este projeto viabilizou-se o acesso aos cuidados com a saúde bucal, bem como o cuidado e a preservação dos hábitos de convivência desde os primeiros anos da vida.

As equipes da Secretaria de Saúde de Mafra (Atenção Básica e Caps I Casa Azul) agradecem o apoio da direção da escola da EMEB Colônia Ruthes. “Essas ações promovem a reinserção social e a diminuição do preconceito com usuários dos serviços de saúde mental. Trabalhar em rede é essencial”, relata a coordenadora do CAPS, Adriana Moro.

A secretária municipal de Educação, Estela Maris Bergamini Machado, agradeceu à Secretaria de Saúde e ao CAPS Casa Azul pela atividade realizada na escola e destacou a importância do trabalho intersetorial como o verificado, que soma no sentido de proporcionar melhorias na qualidade de vida dos alunos. “Os trabalhos de educação e prevenção (saúde) andam de mãos dadas, com a finalidade única de oportunizar uma vida mais digna para todos”, concluiu.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.