Tribunal de Contas manda Prefeitura anular concorrência do estacionamento rotativo em Mafra

Por Gazeta de Riomafra - 25/04/2016

Tribunal de Contas manda Prefeitura anular concorrência do estacionamento rotativo em MafraHá anos se espera a implantação do estacionamento rotativo em Mafra, parece que isto está cada vez mais distante de acontecer. Durante todo este tempo vários percalços, desconhecimento, despreparo na causa e também muito desinteresse do poder público, da classe política e até de alguns empresários, fizeram com que até os dias de hoje, o tão esperado estacionamento rotativo se tornasse realidade em nosso município. Já se fala em estacionamento rotativo há mais de 10 anos em Mafra. A Câmara de Vereadores já apreciou e votou o assunto por duas vezes.

Enquanto isto se constata que o número de veículos que trafegam pelas ruas de Riomafra aumenta rapidamente, dificultando o trânsito e aumentando demasiadamente a procura por estacionamentos. Com isto, a população mafrense pediu ao poder público onde o mesmo desenvolveu projetos a fim de implantar estacionamento rotativo no centro da cidade, segundo estudos facilitará a busca por vagas aos motoristas.

Após a aprovação pela Câmara do projeto do estacionamento rotativo há cera de dois anos atrás, somente no dia 1º de junho de 2015 a ex-administração municipal realizou concorrência pública 001/2015, visando com a finalidade de receber propostas para a contratação e outorga de concessão onerosa, a empresa especializada para execução de serviços que abrangem o gerenciamento, organização e a exploração do estacionamento rotativo pago, denominado “Estacionamento Rotativo de Mafra†nas vias e logradouros públicos do município de Mafra. Porém, com supostas irregularidades no certame, uma das participantes a empresa Siga Mobilidade Urbana Ltda. representou contra a Prefeitura de Mafra no Tribunal de Contas. (REP 15/00277964.2).

A empresa alegou que a Prefeitura não fundamentou o edital, não apresentando as exigências previstas em lei, sendo elaborada de forma irregular para a contratação de empresas terceirizadas. Dentre as irregularidades, está à falta de exigência de registro ou inscrição na entidade profissional competente (CREA) a que estiver vinculada a licitante, bem como a obrigatoriedade de visto junto ao CREA-SC para as empresas registradas em CREA’s de outras unidades da federação, em desrespeito a lei nº 8.666/93; exigência de atestados de capacidade técnica emitidos somente por pessoa jurídica de direito público, bem como comprovação de experiência idêntica ao objeto a ser licitado, em afronta ao disposto da lei nº 8.666/93, denominada “lei da licitaçãoâ€.

Na sessão do tribunal pleno do dia 14/03/2016, os conselheiros do TCE, reconheceram o pedido da empresa reclamante e com isso, foi determinada a Prefeitura de Mafra promover a anulação do edital de concorrência pública, sob pena de aplicação de multa prevista no art. 70 da LC nº 202/00 da lei das licitações, no prazo de 30 dias, contados do recebimento da notificação. O que foi acatado pelo executivo mafrense. Sendo que agora uma nova concorrência pública terá que ser feita.

Nossa equipe de reportagem entrou em contato com o departamento de licitações, porém, os responsáveis falaram que não tinham conhecimento sobre todas as informações, afirmando apenas que foi realizado o encerramento do edital no último dia 12 e que ainda não há novas licitações em andamento.

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O QUE PREVÊ O EDITAL

A primeira etapa do edital contemplava 904 vagas. Na segunda mais 511, num total de 1.415 vagas de estacionamento. E a tarifa definida em R$ 1,50 por hora de estacionamento, a qual poderá ser paga em dinheiro ou em cartão de estacionamento (tickets), adquiridos através de agências credenciadas e internet. O serviço também seria fiscalizado em conjunto com a Polícia Militar. Os horários de funcionamento seriam de segunda à sexta-feira das 9h às 18h; e aos sábados e domingos das 9h às 13h.

O contrato de serviço também prevê a operação e controle da utilização das vagas de estacionamento rotativo, de acordo com o fornecimento, instalação dos recursos necessários ao correto funcionamento e operação do sistema, incluindo a sinalização vertical e horizontal das vagas, nas vias e logradouros públicos que compõem as áreas de estacionamento, os equipamentos eletrônicos de rua e todos os recursos materiais e humanos envolvidos, de acordo com as especificações técnicas constantes do presente edital como:

– Fornecimento, distribuição e comercialização dos meios eletrônicos de pagamento a serem utilizados no sistema.

– Arrecadação dos valores recebidos no sistema, diretamente nos equipamentos ou através dos pontos de venda implantados e realização do respectivo repasse dos mesmos à concedente (Prefeitura), na proporção e na forma que vier a ser estabelecida nesta licitação, de acordo com os critérios estabelecidos no edital.

– Elaboração de projeto e realização da identidade visual que será adotada para o sistema e das campanhas de orientação e de informações aos usuários do sistema.

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– Fornecimento de toda a infraestrutura e recursos materiais necessários ao controle, supervisão e fiscalização, incluindo os equipamentos portáteis, para emissão automática do aviso de irregularidade, e toda a infraestrutura necessária à coleta e processamento das notificações, de acordo com as especificações técnicas constantes.

– Fornecimento de todos os materiais, equipamentos, sistema computacional (software e hardware), necessários para o controle do sistema, que deverão ser instalados nas dependências da concedente.

– Elaboração do plano de auditoria operacional, fiscal e contábil a ser implantado.

– Realização de todos os serviços decorrentes do objeto da concessão e fornecimento de todos os recursos materiais e humanos necessários para a manutenção de todo o sistema, incluindo os equipamentos implantados e o sistema de sinalização horizontal e vertical, de acordo com as especificações técnicas.

– Realização das ampliações, remanejamentos e desativações de áreas de estacionamento do sistema solicitadas pela concedente.

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2 COMENTÃRIOS

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  1. Bem, eu ainda estou achando muita lentidao dos orgaos competentes;enquanto isso o fluxo de automoveis vem aumentando em Mafra, sem contar os de Rio Negro e de fora de nossas cidades.Se nao conseguem um estacionamento rotativo, pelo menos melhorasem nosso meio de locomocao em massa que sao estes onibus sucateados, que talvez por nao ter uma concorrencia explora nos os usuarios. Ja esta na hora,ou melhor, ja passou da hora de nossas autoridades pensarem nos municipes que realmente amam esta cidade. Vamos parar de pecuinhas, vamos nos dar as maos e nos abracarmos em prol de MAFRA

  2. A prefeitura deveria adotar o sistema da prefeutura de são bento do sul, e utilizar o dinheiro de multas. E as horas pagas em benfeutorias na propria via #ficaadica

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