A Universidade do Contestado protocolou na última sexta-feira, dia 1º, os projetos dos programas de mestrado em administração e em ciências da saúde, a serem ofertados no campus universitário de Mafra.
A proposta de criação dos Programas visa cumprir o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnC, consolidando o papel da Universidade como agente do desenvolvimento socioeconômico na região onde atua, por meio da geração do conhecimento e de indivíduos em condições de promover mudanças positivas no planalto norte catarinense.
Os projetos foram protocolados junto à Coordenação de Aperfeiçoamento Profissional de Ensino Superior – CAPES, que analisará as propostas e publicará o resultado nos próximos meses. A expectativa é de oferta das primeiras turmas já em 2019.
O programa de Mestrado Profissional em Administração objetiva formar recursos humanos para atuar na área de administração de empresas do setor público, privado e do terceiro setor em diferentes funções em nível gerencial e/ou estratégico, sendo agentes de mudanças na realidade regional, auxiliando na melhora da competitividade e sustentabilidade das organizações. Gestão, agronegócio e inovação serão os temas centrais da área de concentração.
O mestrado em ciências da saúde visa formar profissionais para a saúde, docência e pesquisa capazes de desenvolver projetos e programas de saúde pública com objetivo de melhorar a qualidade de vida das coletividades e reduzir as desigualdades. O mestrado possui duas áreas de concentração: promoção, prevenção e recuperação da saúde; e políticas públicas, planejamento e gestão da saúde.
A reitora Solange Sprandel da Silva salienta que os cursos de mestrado oportunizarão impactos nos campos social, educacional, tecnológico, sanitário e profissional da região. “As propostas almejam sobre tudo a formação de recursos humanos qualificados, que utilizem a ciência tornando-a conhecimento aplicado para a melhoria das condições de vida da população da região de abrangência da UnC”.