Na última sexta-feira, dia 08 de novembro, foi implantado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Mafra o projeto “Criança Feliz”, que tem como objetivo modificar a visão, ou amenizar o desconforto das crianças durante os atendimentos na unidade.
AMBIENTE ACONCHEGANTE
Entrar em uma sala de curativos, por exemplo, não é nada fácil – mesmo para adultos, então imagine só quando se tratam de crianças. Muitos dos procedimentos executados causam medo, dor e aflição. Pensando nisso, as enfermeiras Carolina Gruber e Celina Lang tiveram a ideia de criar algo para que esse momento não seja tão agressivo e traumático na vida dos pequenos pacientes.
Então, foi realizada a decoração com peças temáticas nas salas de sutura, radiologia, triagem e observação infantil, para que no período em que a criança fique nesse ambiente possa desfrutar de um local agradável e lúdico.
Para a secretária de saúde do município, Jaqueline Previatti Veiga, “A iniciativa espelha o olhar humanizado ao paciente na unidade e com isso espera-se que o choro, a dor e o medo sejam substituídos por olhares curiosos e alegres”.