O “Setembro Amarelo” é mês internacionalmente dedicado às campanhas de conscientização e prevenção ao suicídio e a Secretaria de Saúde de Mafra, mais uma vez, realiza um evento voltado ao tema: o V Seminário Municipal de Prevenção ao Suicídio. Essa ação tem o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, e suas formas de prevenção.
SEMINÁRIO
No dia 28 de setembro o no auditório do SICOOB, acontece o seminário. Esse evento é destinado a médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, profissionais da área da saúde, outras áreas que compõem rede de cuidados, bem como estudantes. A programação irá tratar do luto e pósvenção (suporte ao luto e a prevenção do suicídio aos enlutados e suas futuras gerações e ao suicida não-exitoso), com trabalho desenvolvido pelos profissionais.
SAIBA MAIS
O suicídio traz consequências avassaladoras para as pessoas que são impactadas por esta morte. Conheça os sinais de alerta:
– Mudança na personalidade, no hábito alimentar ou sono;
– Comportamento retraído, dificuldade de relacionamento pessoal;
– Odiar-se, sentimento de culpa, de se sentir sem valor ou com vergonha;
– Uma perda recente importante – morte, divórcio, separação;
– Frases como: “Não aguento mais …Sou um peso… Quero dormir e não acordar”…
– Tristeza profunda, contínua e/ou falta de interesse no futuro;
– Tentativas de suicídio anteriores e/ou história de suicídio na família;
– Dependência química e/ou doença psíquica.
O QUE FAZER?
– Ouvir, mostrar empatia e ficar calmo;
– Ser afetuoso e dar apoio;
– Levar a situação a sério e verificar o grau de risco;
– Perguntar sobre tentativas anteriores e o plano de suicídio;
– Explorar as outras saídas, além do suicídio;
– Identificar outras formas de dar apoio emocional, sugerindo apoio na Comunidade;
– Remover os meios pelos quais a pessoa possa se matar;
– Se o risco é grande, não deixar a pessoa sozinha.
ONDE ENCONTRAR AJUDA?
Existem diversas formas de se buscar ajuda, orientação, ou conselhos no caso de problemas relacionados ao suicídio. Família, amigos e colegas, igreja, trabalho e grupos de convivência são algumas opções. A ajuda também pode ser encontrada na Unidade de Saúde mais próxima, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), através do telefone (47) 3642-5298 ou no Centro de Valorização da Vida – CVV, o acesso pode ser feito pelo site: www.cvv.com.br ou pelo número 188, a ligação é gratuita para qualquer linha de telefone fixo ou móvel.
Falar sobre o suicídio não faz com que a pessoa decida se matar, mas dá a ela a oportunidade de conversar sobre o seu sofrimento e assim obter ajuda.