O vereador Clécio Witt apresentou na última semana um Requerimento destinado ao Secretário de Estado da Educação solicitando informações sobre as obras de conclusão da nova sede do Centro de Educação Profissionalizante – CEDUP de Mafra, localizada na Vila Nova em uma área construída de mais de cinco mil m².
As obras iniciaram no ano de 2010, sendo geridas pela Secretaria de Educação com recursos do Governo Federal, sendo que a previsão inicial para sua conclusão era de novembro de 2011. A empresa responsável era a Centauro Construções e Serviços Ltda, e o valor da obra era de R$ 5.709.342,94.
Paralisadas há aproximadamente dois anos, estima-se que a obra do CEDUP está com 70% da sua construção concluída, sendo que a continuidade das obras depende de aditivo de prazos e preços. Enquanto isto não ocorre, o local vem sendo ocupado por vândalos e deteriorado pela ação do tempo, explica Clécio. Segundo ele, quando concluído, o novo CEDUP contará com doze salas de aula, seis laboratórios básicos, dois laboratórios específicos, biblioteca, auditórios e quadra poliesportiva.
O vereador justifica ainda que a população aguarda há muito tempo a conclusão desta obra, pois é de grande importância para Mafra e região a oferta de cursos de capacitação profissional. “As novas indústrias e empresas que em breve devem se instalar aqui certamente irão precisar de mão de obra qualificada para preencher seus postos de trabalho. É de fundamental importância para o desenvolvimento do Município de Mafra a oferta de novos cursos profissionalizantes”, afirma Clécio.
A educação profissionalizante é o meio mais rápido de mudar o cenário de um municipio, pessoas capacitadas são sempre necessárias, novos investidores exigem boa mão de obra, ou transferem sua unidade para onde pode encontrar.
Acredito que o empresariado local e os poderes Executivo e Legislativo deveriam estar em sintonia junto ao estado e DF para fazer acontecer a finalização desta obra .
O resultado é óbvio: mais impostos para investir em Mafra e qualidade de vida para a comunidade.
Todo município que pretenda atrair novos investidores nacionais e internacionais deve, primeiramente, fazer sua lição de casa, ou seja, oferecer infra-estrutura e mão de obra especializada.
A conclusão do CEDUP de Mafra viria em um momento muito oportuno para a comunidade em geral, acredito que o empresariado local e os poderes Executivo e Legislativo deveriam estar em sintonia constante junto ao estado e o DF para fazer acontecer o mais breve possivel .
Conhecimento é o futuro, é qualidade de vida, e inexoravelmente teremos mais impostos para investir na cidade.