A sessão de posse marcou o início da 2º legislatura da Câmara Mirim de Mafra. Nesta quinta-feira, 28, os vereadores mirins e os suplentes mirins foram empossados para exercer o mandato em 2019.
Durante a reunião, os vereadores mirins elegeram a mesa diretora. Ao contrário do cenário nacional, os vereadores mirins são compostos na sua maioria por garotas, ao todo são sete alunas e seis alunos. Em uma decisão democrática, a mesa diretora ficou composta apenas por garotas.
A presidência ficou para a representante do Colégio Mafrense, Hanna Luiza Liebel, a vice-presidência ficou para a representante do Escola de Ensino Fundamental Cristo Rei, Karoliny Rafaelly Silva Alves. Já o cargo de 1ª secretária ficou para representante do Colégio Excelência, Luiza Malluta Caldas, e o cargo de 2ª secretária ficou para a representante da Escola de Educação Básica Professora Maria Paulas Feres, Ketlyn Mayara da Silva.
Os vereadores mirins tiveram a oportunidade de agradecer a participação da 2ª legislatura da Câmara Mirim. A vereadora Luiza Malluta Caldas destacou que a opinião das crianças e dos adolescentes também é importante para construção da sociedade. Já o vereador Cauã Felipe Gomes da Silva, representante da Escola de Educação Monteiro Lobato, enfatizou que buscará trabalhar para construir uma escola, um município e um país melhor.
Além dos legisladores mirins, os vereadores Edenilson Schelbauer (PSB), José Marcos Witt (PDT) e Marise Valério (MDB) participaram da sessão, a qual foi conduzida pela vereadora Marise.
O próximo encontro da Câmara Mirim será no dia 11 de abril, às 08, na Câmara Municipal de Mafra. Os estudantes passarão por uma capacitação, que inclui oratório, pela Escola do Legislatico, da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). Os municípios de Papanduva e Três Barras também participarão do encontro.
CÂMARA MIRIM
O projeto Câmara Mirim de Mafra é composto por 13 escolas, entre elas as estaduais, as municipais e as particulares. Cada escola elege um vereador mirim e um suplente que atuarão por sete messes, o enceramento ocorre na semana do aniversário de Mafra. Os legisladores mirins devem estar matriculados no 8º ano do Ensino Fundamental e as escolas são escolhidas por meio de sorteio.
CONHEÇA OS VEREADORES MIRINS:
Andressa Marileide Urbanek – E.E.B. Dr. Francisco Izabel
Cauã Felipe Gomes da Silva – E.E.B. Monteiro Lobato
Davi Pereira de Marcos – E.E.B. Gustavo Friedrich
Hanna Luiza Liebel – Colégio Mafrense
Igor Firacóski – E.E.B Jovino Lima
Karoliny Rafaelly Silva Alves – E.E.F. Cristo Rei
Ketlyn Mayara da Silva – E.E.B Professora Paula Feres
Laura Francine Niespodzinski de Barros – CEM Beija-flor
Letícia Aparecida Moreira – E.M.E. Evaldo Steidel
Lucas Enzo Valim de Ávila – Escola Agrícola Municipal Prefeito José Schutz Filho
Luiza Malluta Caldas –Colégio Excelência
Patrick Michael Greffim Sconieczni – E.E.B Hercílio Buch
Thomas Antônio Meira – E.E.B. Santo Antônio
CONHEÇA OS SUPLENTES MIRINS
Andreo Luan Carvalho – E.M.E. Evaldo Steidel
Carlos Eduardo da Silva – E.E.B. Professora Maria Paula Feres
Carolina Gomes da Silva – E.E.B. Professor Gustavo Friedrich
Dhonatan Gabriel Lienkonski – E.E.B. Jovino Lima
Emanoel Lucas Stanczak – E.E.B. Hercílio Buch
Geovane Matheus Dufeck – E.E.B. Dr. Francisco Izabel
Guilherme Stoeberl – E.E.B. Santo Antônio
José Pedro Valério – Colégio Mafrense
Kamili Gabriely Jungles – Escola Agrícola Prefeito José Schutz Filho
Lais Kava – E.E.B. Monteiro Lobato
Luana Silveira – E.E.F. Cristo Rei
Marco Antônio Mengarda Vanderline – Colégio Excelência
Michele Pleposki Oliveira – C.E.M. Beija-Flor