Olhares curiosos. Ansiedade. 13 estudantes mafrenses. Assim, foi o inÃcio do projeto Câmara Mirim em Mafra. Nesta quinta-feira, 19 de abril, os vereadores mirins tomaram posse e escolheram a mesa diretora em sessão solene.
Após o sorteio, realizado no inÃcio do mês, os vereadores mirins iniciaram as atividades aprendendo sobre o poder legislativo e suas funções. Receberam um kit com bolsa, bloco, caneta e livros sobre as funções de vereador, oratória, polÃtica, constituição brasileira e poder legislativo.
A cerimônia de posse foi conduzida pelo presidente da casa, vereador Adilson Sabatke, com a participação dos vereadores Cirineu Corrêa Cardoso, Claudia Bus, Dimas Humenhuk, Eder Gielgen, Elcion José Peters, José Marcos Witt, Marise Valério, Valdir Sokolski e Vanderlei Peters. A secretária Municipal da Educação, Esporte e Cultura, Estela Maris Bergamini Machado, representou o poder executivo municipal.
“O projeto vem reforçar a democracia no nosso municÃpio, começando pela base que são as crianças. Se vocês estão aqui hoje, em algum momento, vocês se destacaram na escola e foram lÃderes. Não é fácil ser um lÃder. Vem à responsabilidade e com ela vão aprender o que é ser um agende polÃtico, fazer polÃticaâ€, destacou Estela.
Durante a manhã, o primeiro desafio dos estudantes foi montar a chapa que concorreria à mesa diretora. A qual foi definida como chapa única e eleita com a seguinte composição: presidente Kamila Kaipers (Centro de Educação do MunicÃpio de Mafra), vice-presidente Vinicius Auesvalt (Escola Municipal de Educação Básica professor Mario de Oliveira Goeldner), 1ª secretária Emily Lemos de Souza (Escola de Educação Básica Jovino Lima) e 2º secretário Johanna Streit Pickcius (Escola Municipal de Educação Básica Avencal São Sebastião).
O programa tem o objetivo de proporcionar o diálogo das ações da Câmara de Vereadores com a comunidade; possibilitar aos alunos o acesso e conhecimento sobre o poder legislativo; favorecer as atividades de discussão e reflexão sobre os problemas do municÃpio; e proporcionar situações em que os alunos apresentem sugestões para solucionar importantes questões municipais.
Para os vereadores, o projeto Câmara Mirim irá fortalecer a participação popular na polÃtica. Além disso, ajudará em uma formação mais cidadã destes estudantes. Ainda tÃmidos, os vereadores mirins agradeceram ao apoio que receberam das escolas, direções e também de suas famÃlias. A próxima sessão ordinária da Câmara Mirim está marcada para dia 10 de maio de 2018, à s 9h.
VEREADORES MIRINS
– Aline Ulbrich (E.M.E.B Vereador Evaldo Steidel)
– Emily Lemos de Souza (E.E.B Jovino Lima)
– Guilherme H. Russi (E.E.B Monteiro Lobato)
– Jadson Teixeira da Silva (Centro de Educação Municipal Beija-flor)
– Johann Streit Pickcius (E.M.E.B Avencal São Sebastião)
– Kamila Kaipers (CEMMA)
– Larissa Garcia (E.E.B Tenente Ary Rauen).
– Licon Jr. Moreira Cruz (E.E.B HercÃlio Buch)
– Manuela Cândida Cardoso (E.E.B. Dr. Francisco Izabel)
– Meirielly Camile Grossl (E.E.B Professor Gustavo Friedrich)
– Vanessa Aparecida de Oliveira Henrique (E.M.E.F São Lourenço)
– Vinicius Auesvalt (E.M.E.B profº Mario de Oliveira Goeldner)
– Vinicius Dornelles Paz Roesler (Colégio Excelência)