Nesta semana a Secretaria Estadual de Administração Prisional e Socioeducativa anunciou o retorno das visitas presencias nas unidades prisionais do Estado a partir do dia 20, próxima terça-feira. Em Mafra a volta das visitas está condicionada a classificação do risco potencial da Covid-19. Hoje o municÃpio se encontra no nÃvel laranja.
Os nÃveis que definem a classificação de risco das regiões catarinenses são moderado (azul) alto (amarelo), grave (laranja) e gravÃssimo (vermelho).
A região do Planalto Norte está com classificação laranja o que impede o retorno das visitas no atual momento.
Segundo a Secretaria de Administração Prisional a liberação será apenas nas regiões classificadas como risco médio (azul) ou alto (amarelo).
Além disto outros fatores serão levados em conta, como: inexistência de surto de covid-19 na unidade prisional; avaliação do risco potencial por região (médio e alto); número de casos na região; estrutura fÃsica adequada na unidade que garanta da visita; e o distanciamento social de 1.5 metro.
O visitante assinará ainda um termo assegurando que não apresenta sintomas da doença, não faz parte do grupo de risco e se comprometerá em informar à unidade caso apresente sintomas gripais 14 dias após a visita.