O Escritório Municipal da Epagri de Itaiópolis promoveu no dia 7 de abril um dia de campo sobre o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças. Essa atividade foi realizada na propriedade de Arnaldo e Jacinta Schenknecht, na comunidade do Rio da Estiva, em Itaiópolis. Contou com a presença de 70 pessoas, entre agricultores e técnicos, dos municípios de Itaiópolis, Mafra, Papanduva, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Campo Alegre.
Junto com os participantes do evento foram discutidos os conceitos do Sistema de Plantio Direto de Hortaliças – SPDH, que consiste no cultivo de hortaliças sobre palhada, com o mínimo revolvimento de solo, buscando menores custos, produção de alimentos de alta qualidade, e por consequência uma agricultura sustentável. As vantagens desse sistema são: conservação do solo, melhor disponibilidade de água, controle de plantas espontâneas, aumento da atividade biológica no sistema, uso eficiente dos fertilizantes.
Todos puderam observar como está o processo de construção do sistema de plantio direto na propriedade da família Schenknecht, com a melhoria do solo com a correção da fertilidade e uso de plantas de cobertura como mucuna cinza, crotalária juncea, milho e girassol para adição de palhada e matéria orgânica no solo. Também se discutiu os próximos passos, como a cobertura de inverno com ervilhaca, aveia preta e nabo forrageiro e o cultivo de hortaliças nesse sistema.
Esse evento contou com o trabalho conjunto da Gerência Regional da Epagri de Mafra, dos Escritórios Municipais da Epagri da região de Mafra, e da Estação Experimental da Epagri de Canoinhas, bem como apoio da Prefeitura Municipal de Itaiópolis, Cooperativa Unipafi, Cresol e Programa Santa Catarina Rural.
Mais informações: Guilherme Luis Scaramella Gonçalves /Epagri/ EMItaiópolis, e-mail: emitaiopolis@epagri.sc.gov.br. Fone (47)3647-0465.