A equipe Pato a Jato, da UTFPR – Câmpus Pato Branco, superou mais uma vez o desafio a que se propôs: participar de uma competição internacional de eficiência energética. Mais que estar presente no evento e alcançar os objetivos gerais propostos foi conquistar o título de vice-campeã da Shell Eco-marathon Americas 2015, na capital do automóvel.
Esta foi a quarta edição da Maratona americana, realizada de 9 a 12 de abril, em Detroit, Michigan (USA). O evento atraiu mais de cem equipes de estudantes de diversos países, nas seis categorias de energia (Gasolina, Etanol, Diesel, Bateria Elétrica, Hidrogênio e GTL (Gás-para-Líquido)), com o objetivo de competir pelo melhor desempenho de seus protótipos, percorrendo a maior distância com a menor quantidade de combustível.
O Brasil esteve representado com quatro equipes, sendo essas dos estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais: a Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de Joinvile (SC), Universidade Federal de Itajubá (MG) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco.
Protótipo e equipe vice-campeã
A equipe Pato a Jato competiu na categoria Etanol com o protótipo Popygua, (que em tupi-guarani significa “relâmpago”) e alcançou um consumo de 316km/l (quilômetros por litro), superando a própria melhor marca anterior: 252,014km/l, conquistada no vice-campeonato nacional no final de 2014.
Desta vez, um desempenho de 42km/l distanciou o Popygua do protótipo campeão Tatonkatoo, da Universidade do Colorado, o qual obteve um consumo de 358km/l. Os resultados podem ser conferidos no quadro de classificação final.
A equipe Pato a Jato esteve na Shell Eco-marathon Americas com sete acadêmicos do Curso de Engenharia Mecânica: Alex Fernando Scalizze, Jean Leonel Carlesso, Luís Carlos Biesek Jr, Mateus Sergio Rizzi, Murilo Sergio Rizzi, Ricardo Scandolo Teixeira e Rodrigo Wendhausen Xavier (Capitão da Equipe), acompanhados do atual Coordenador do Projeto, professor Marcio Tadayuki Nakaura, do Departamento de Engenharia Mecânica.
Os desafios que antecederam a participação da equipe no evento foram incontáveis, mas a força de vontade, a determinação e o espírito de liderança e competitividade dos integrantes da equipe falaram mais alto. Nas palavras do coordenador do projeto, professor Marcio Tadayuki Nakaura, “o que parecia impossível, virou realidade”. Segundo ele, “essa foi a melhor participação brasileira na história da competição. Voltaremos ao Brasil com o sentimento de missão cumprida e a vontade de alçar novos vôos”, externou o Coordenador. “Agradecemos o apoio de todos que nos ajudaram, nossa Universidade, nossos patrocinadores, nossos professores, alunos, família e comunidade em geral que juntos fizeram uma grande corrente para estarmos aqui”, concluiu Marcio.
A participação patobranquense na Maratona, somada ao resultado alcançado, é sinônimo de orgulho para toda a Instituição. Se trata de uma marca histórica para a UTFPR, para o Município e para o Brasil. Na avaliação do Diretor-Geral, professor Idemir Citadin, “o resultado foi espetacular e a equipe merece parabéns em inúmeros aspectos, pois foi uma equipe multitarefa. Além de se debruçar no projeto técnico, efetivamente, visando conquistar bons resultados, teve de conciliar toda a gestão das demandas com a viagem, desde a estratégia e esforços para reunir recursos financeiros, perseverança para atender à burocracia relacionada a vistos e desembaraços aduaneiros, até a superação individual em não se intimidar com tantos desafios que o evento oferecia”.
Literalmente, a Pato a Jato coloca sua experiência como exemplo e estímulo a todos que têm um sonho, uma vez que nenhuma barreira é intransponível quando o querer prevalece.
Ao longo desta semana, assim que a equipe retornar, teremos mais informações e novidades quanto ao andamento das pesquisas na área de eficiência energética.
Fonte: http://www.utfpr.edu.br/patobranco/estrutura-universitaria/assessorias/ascom/noticias/acervo/2015/abril/destaque