A PolÃcia de Proteção a Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Mafra deram cumprimento em mandado de busca e apreensão da adolescente de 14 anos envolvida no latrocÃnio (roubo seguido de morte) que vitimou João Cardoso de Lima na cidade de Mafra no final de 2017. De posse do procedimento investigatório conduzido pela PolÃcia Civil de Mafra, a Primeira Vara do Fórum desta Comarca expediu a ordem judicial de apreensão.
As investigações deram conta de que a menor teve papel fundamental na execução do crime, que teve, ainda, a participação do namorado e de um amigo. Ficou claro que os três delinquentes haviam planejado previamente o roubo e a morte da vÃtima para que não fossem reconhecidos posteriormente.
Na execução do crime, a adolescente teria marcado um encontro amoroso com a vÃtima em sua casa, quando deixou a porta do imóvel aberta para os comparsas invadir e executar o delito. A vÃtima foi amarrada, agredida e levada à localidade de Bela Vista do Sul, onde foi morta e depois jogada em um banhado.
Os autores subtraÃram a caminhonete da vÃtima e alguns pertences. O veÃculo, posteriormente, teria sido vendido no Paraguai.
A apreensão da menina se deu para fins de internação provisório de adolescente infrator, que tem a finalidade principal de impedir que a adolescente volte a delinqüir, bem como reeducá-la para um pacÃfico convÃvio social.
O Delegado Cassiano aproveita para advertir a população em geral, principalmente os jovens, que, mesmo os menores de 18 anos, respondem sim pelos seus atos, embora com menos rigor, mas podendo inclusive permanecer apreendidos/internados em centros de aplicação de medida sócio educativa por até três anos, o que se assemelha a uma prisão, pois há restrição da liberdade.