Na sexta-feira (8), a Polícia Federal (PF) deflagrou a “Operação Cibum”, operação que investiga se servidores públicos municipais e associados de uma cooperativa de Mafra desviaram recursos da Companhia Nacional de Abastecimentos (Conab). Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Mafra.
Segundo informações, entre 2004 a 2012, e em alguns lugares até 2015 a Conab destinou recursos para a cooperativa investigada com o objetivo de fornecimento de alimento da agricultura familiar, produzidos pelos associados da cooperativa, a diversas entidades públicas localizadas nas cidades do planalto norte.
A Polícia diz que três entidades assistenciais beneficiadas em Canoinhas, fizeram um acerto entre servidores públicos e representantes da cooperativa rural, onde era anotada em dobro as quantidades de produtos fornecidas. Em 2012, a CONAB destinou quase R$ 1 milhão para essas três entidades e suspeita de que cerca da metade deste valor possa ter sido desviado.
Cibum – que significa alimento em latim – deu nome a operação que no fim de semana buscou provas que demonstrem a relação e controles existentes entre os produtores, a cooperativa e as entidades, tanto na entrega dos produtos e alimentos quanto no recebimento dos valores.
Os investigados podem responder por associação criminosa que tem pena de reclusão de 1 a 3 anos e por peculato com pena de reclusão de 2 a 12 anos.