Professores e pedagogos das redes municipal e estadual de ensino dos municípios de Quitandinha e Piên, participaram na última quarta-feira (11), da capacitação do projeto Aroeira. O curso aconteceu no Cetequi e teve como objetivo propor um resgate cultural material e imaterial aos participantes.
Os trabalhos foram abertos pelo secretário de Educação, Cultura e Esportes, Edinei Mlenek e também pelo secretário de Assuntos Metropolitanos da Prefeitura de Curitiba e ex-prefeito de Quitandinha, Neco Prado.
Natural do município, Neco falou sobre o histórico da cidade e como aconteceu a sua emancipação política, isso em 1961. Nesta oportunidade, o secretário de Curitiba relembrou o historiador pioneiro, professor e ex-prefeito João Santana Pinto (*in memoriam), que muito contribuiu para que a história de Quitandinha fosse passada para as gerações futuras. Neco destacou ainda a importância de uma cidade relembrar seu passado e valorizar sua cultura local para poder seguir em frente com sua história.
O projeto Aroeira vem realizando o levantamento de dados da cultura material e imaterial em todo o Paraná. Neste projeto os organizadores desenvolvem ações de educação para o patrimônio junto as secretarias e escolas em atendimento através da fundação, que vem desenvolvendo a partir de contratos firmados com a COPEL em empreendimentos de linhas de transmissão e subestações de 138 Kv.
O Programa de Educação Patrimonial, além de ser previsto em lei, é fundamental para a sensibilização sobre a importância da preservação e conhecimento histórico e arqueológico de bens culturais das comunidades impactadas pelos empreendimentos.
Este trabalho é realizado através de visitas de educadores às escolas públicas, centros culturais, bibliotecas públicas, museus, onde são distribuídos folders informativos sobre o empreendimento e o respectivo levantamento arqueológico. Além disto, neste projeto são capacitados os educadores da rede para o ensino da educação patrimonial, este contextualizado à região.