Em Quitandinha, Paranacidade apresenta ferramenta interativa

Por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 08/07/2016

Profissionais das Prefeituras dos municípios da Amsulep – Associação dos Municípios da Região Suleste do Paraná estiveram na última semana em Quitandinha recebendo orientações sobre uma nova plataforma online da Paranacidade, órgão ligado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, o SEDU.

Ministrada pelo coordenador de projetos Jerônimo Meira, a reunião teve como objetivo apresentar aos participantes o Paranacidade Interativo, uma nova plataforma online para a gestão e planejamento urbano municipal.

A ferramenta, segundo Meira, visa não só disponibilizar informações estruturais do município, como também atuar como uma plataforma técnica de apoio às políticas públicas e gestão municipal. Dentro desta ferramenta o cidadão ou profissional poderá consultar estruturas de ocupação territorial urbana, como por exemplo, redes de abastecimento de água, esgoto, iluminação, asfalto, áreas de drenagens, entre outros. “Esta ferramenta foi pensada para agregar valor à tecnologia que está à disposição, para também aprimorar as gestõesâ€, afirmou.

Dentro desta ferramenta o cidadão ainda poderá consultar dados e informações que a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Paranacidade têm em seus bancos de dados de cada município. Todas essas informações podem ser acessadas através do portal www.paranacidade.pr.gov.br.

De acordo com o coordenador de projetos da Paranacidade, uma nova reunião deverá ser realizada em breve, onde o público alvo será engenheiros, profissionais das áreas de meio ambiente, serviços públicos, urbanismo, planejamento urbano, entre outros. “Esse serviço só avança se houver a dedicação e empenho dos municípios neste projetoâ€, concluiu Meira.

Além de Quitandinha, também participaram o encontro profissionais de Agudos do Sul, Mandirituba, Piên, Rio Negro, Contenda, Tijucas do Sul e da cidade da Lapa.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

ORIGEM

Esta plataforma começou a ser desenvolvida em 2011 e é composta por uma infraestrutura de dados espaciais e alfanuméricos que contempla os 399 municípios paranaenses. Nele, ferramentas de geoprocessamento subsidiam a formulação e o monitoramento de políticas públicas por meio da utilização de modelos e análises espaciais. Para isso, há um portal para consultas interativas www.paranainterativo.pr.gov.br e um portal de mapas temáticos www.paranainterativo.pr.gov.br/interativo. Utilizando os dados em aplicativo desktop é possível também fazer análises específicas, além de permitir o uso dos dados por outros órgãos de acordo com as suas respectivas áreas de atuação.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.