Aproximadamente 110 jovens nascidos em 1998 e que completam 18 anos em 2016, participaram na última terça-feira (20), do processo de seleção visando à incorporação no serviço militar. Os trabalhos aconteceram no Cetequi e foram realizados pelo 15° Grupo de Artilharia do Exército da cidade da Lapa.
Com coordenação do capitão Nicolaio, nesta ocasião os quitandinhenses do sexo masculino passaram por testes psicotécnicos e intelectuais, além de uma inspeção de saúde. No total, 62 jovens foram aprovados e estão aptos a ingressarem no serviço militar. Porém, um novo exame, desta vez na Lapa, será realizado.
Após o processo de seleção, outros 50 jovens participaram da solenidade de entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação – CDI do Serviço Militar e também prestaram o juramento de compromisso a bandeira. O evento aconteceu na quadra do Colégio Estadual Francisco Lechinoski.
De acordo com a secretária da JSM, Denise Tybucheski Mlenek, foi constato ainda 13 jovens refratários, àqueles que faltaram à inspeção. Importante lembrar que o alistamento é obrigatório e, sem ele, o cidadão fica impedido, por exemplo, de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino – inclusive universidades. Além disso, está previsto pagamento de multa.
Atualmente a delegacia de São José dos Pinhais têm jurisdicionadas 16 Juntas de Serviço Militar que abrangem os municípios de Rio Negro, Campo do Tenente, Mandirituba, Fazenda Rio Grande, Tijucas do Sul, Agudos do Sul, Piên, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba e Quitandinha.
Outras informações pelo telefone 3623-1185.