Pensando em garantir a manutenção dos serviços essenciais para toda a população de Quitandinha, a Prefeita Maria Julia acaba de anunciar uma reforma administrativa com pacote de medidas de contenção de gastos em todos os setores da Prefeitura. A notícia foi dada em reunião, na última quarta-feira (27), a todos os secretários e gerentes municipais.
De acordo com a prefeita, a arrecadação municipal permanece a mesma, enquanto os gastos básicos com suprimentos, serviços e folha de pagamento apenas aumentam a cada ano, como com reajustes de salários, energia elétrica, combustível, medicamentos etc. Por esse motivo, a gestora tomou a decisão de elaborar um decreto junto à Secretaria de Administração e Finanças e o departamento jurídico, no qual estabelece dez medidas de contenção de gastos no espaço público.
Entre as medidas, serão revistos os alugueis de prédios e a cessão de imóveis do executivo a outros poderes; as horas extras sem grande necessidade; as gratificações, as licenças que não sejam extremamente necessárias e os cargos comissionados, podendo haver remanejamento de pessoal e demissões; a realização de serviços com máquinas pesadas, que devem seguir um cronograma pré-estabelecido; ainda deve haver economia em serviços de água, energia elétrica, materiais de limpeza, combustível e outros.
A decisão foi tomada para que não seja necessário aumentar a receita do município, cobrando mais impostos, por exemplo. “A situação é muito preocupante, mas precisamos garantir as prioridades que são os serviços essenciais à população, o pagamento dos funcionários e dos fornecedores. Administrar uma Prefeitura é como cuidar da casa. Quando tem dinheiro sobrando a gente pode fazer um almoço diferente. Quando falta, tentamos garantir só o principal”, comenta a prefeita Maria Julia.
No que se refere ao quadro de funcionários, a prefeita anunciou as seguintes mudanças: o secretário Jeferson Wojcik agora assume o Desenvolvimento Urbano, enquanto Sergio Tuchinski, que era responsável pela pasta, será gerente na Assistência Social. Na Agricultura e Meio Ambiente, o novo secretário será Matheus Gavlak, que era gerente e deixará seu posto para Jean Bastos, que já atuava na secretaria.