Em mais uma ação de combate ao mosquito da dengue, que é o mesmo vetor da chikungunya e do Zika VÃrus, em Quitandinha, ocorre a intensificado a vistoria de terrenos baldios. O municÃpio tem ampliado as ações de prevenção notificando os proprietários para limpeza do imóvel.
Além do mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do Zika VÃrus, a manutenção dos terrenos também evita a proliferação de roedores, insetos e outros animais peçonhentos.
Conforme o Código de Postura de Quitandinha, a limpeza de terrenos baldios é de responsabilidade do proprietário, os quais têm o prazo de até 30 dias para executar. No caso do não cumprimento do serviço no perÃodo estipulado, o municÃpio pode executar os trabalhos, cobrar do proprietário as despesas, além de acrescer multa.
Mesmo a cidade estando com o status de municÃpio não infectado, todas as ações realizadas durante o ano inteiro estão sendo reforçadas neste perÃodo para o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Além de enaltecer a importância da participação da população nesta campanha, a Secretaria de Saúde também vem alertando os moradores quanto à necessidade de se permitir a entrada dos agentes nas residências. Essas visitas domiciliares são importantes, pois além de inspecionar os ambientes, os agentes orientam e estão preparados para identificar os possÃveis focos.
Outro alerta é quanto a limpezas constantes do cemitério, principalmente neste perÃodo de calor, quando a alta temperatura e excesso de chuvas criam um ambiente propÃcio para o desenvolvimento da larva.
Para evitar a proliferação do mosquito, é fundamental que a população elimine os criadouros dos mosquitos. As medidas são não acumular vasilhames no quintal, verificar se as calhas não estão entupidas, colocar areia nos vasos de plantas, tampar caixas de água e reservatórios, entre outras ações.