O município de Quitandinha junto ao governo do estado, iniciam nesta final de semana a vacinação contra a febre aftosa. A expectativa é, segundo o médico veterinário André Cherubini, que todos bovinos e bubalinos de todas as idades do município sejam vacinados à partir deste domingo. O período para vacinação entra na segunda fase é acontece entre os dias 1º e 30 de novembro.
De acordo com o médico veterinário, a forma mais eficiente, prática e barata de prevenir é vacinando todos os animais, exceto àqueles vão para o abate. “Os produtores têm todo o mês de novembro para adquirir as vacinas, aplicar e comprovar a vacinação para que desta forma possamos atingir a proteção dos animais. Além disto, existe a previsão de multa para àqueles que não vacinarem seu rebanho”, alertou o médico veterinário. “Nossa meta é alcançar os 100% de todo o rebanho”, frisou.
O Paraná está oficialmente sem a ocorrência da doença desde 2005 e a Secretaria vem reforçando a vigilância em todo o estado, principalmente na região de fronteira para evitar a circulação do vírus da doença.