Ocorreu nesta semana eventos pelo Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O objetivo é lembrar o dia 18 de maio, quando é celebrada a data.
Realizado através do Centro de Especialidades do Serviço Social, o CREAS, as atividades tiveram início no município com o pedágio na área central. Nesta ocasião os colaboradores entregaram materiais informativos que tratavam sobre o tema. Ainda pela manhã, a assistente social Marisa Miniskowski também falou sobre o assunto na imprensa local.
A programação seguiu com as atividades no período da tarde no salão Multiuso, onde foi enfatizada a importância da data e das denúncias pelos telefones 3623-1812 (município) ou o Dique 100 (nacional).
A apresentação de vídeo educativo sobre o tema, um teatro com crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e um bate papo com a assistente social Marisa Miniskowski e sua equipe também foram realizados.
Segundo os organizadores, eventos como este só vêem a somar positivamente junto à população quitandinhense. É através do conhecimento dos seus direitos que se exerce a cidadania plena
Entre outras formas de denúncia, os cidadãos podem utilizar o Disque 181, este para denúncias de violência infantil, ou ainda comunicar os casos através dos portais www.doesuavoz.pr.gov.br ou www.vivaainfancia.com.br. Já em Quitandinha, os casos podem ser repassados também para o Conselho Tutelar, pelos telefones 3623-2016 ou 9243-6646, ou informando também o CRAS (3623-2138) ou CREAS (3623-1812).