Mais de 250 atletas de Quitandinha e região participaram no último domingo (26), da 2ª Etapa do 18º Campeonato Metropolitano de Orientação de Curitiba (CMOC). Promovida em parceria com o Departamento de Esportes, a competição aconteceu no Sítio do Padre, que fica no quilômetro 178 da BR-116.
Os atletas participaram desta competição que é uma espécie de rally a pé, a qual consiste basicamente em um competidor, equipado apenas com uma bússola e um mapa topográfico. Nele estão marcados os locais por onde o atleta deve passar.
A Corrida Orientação pode ser chamada de caça ao tesouro, um esporte que desafia o competidor a realizar um circuito em meio a natureza. É um percurso contra o relógio e, em virtude disto, quem dita o ritmo é o competidor.
Nesta modalidade esportiva, competem pessoas de todas as idades e de níveis atléticos variados. Desta forma, não é necessário o participante ser corredor. O desafio é encontrar os pontos de controle.
Entre as regras básicas desta competição, os participantes devem passar por todos os pontos de controle, marcar corretamente o cartão de controle e, essencialmente, preservar a natureza.
Para conhecer mais sobre a modalidade esportiva, os interessados podem acessar os links www.orientaparana.com.br, http://coga.cmc.ensino.eb.br ou e-mail gelsonluistogni@ibest.com.br.