Por meio da secretaria de Assistência Social, a Prefeitura de Quitandinha realizou, na última quarta-feira (28), a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema – Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social, a conferência reuniu aproximadamente 100 pessoas, entre representantes de entidades, usuários dos serviços de assistência e sociedade civil.
De acordo com a prefeita Maria Julia, as conferências devem ser realizadas, para que a população exponha suas necessidades. “É importante que cada um dê a sua sugestão porque quem está fora às vezes vê melhor o que precisa melhorar. E vamos trabalhar em união, em parceria. Porque Assistência Social não é politicagem, é um trabalho voltado às pessoas que mais precisam. E todos nós acabamos precisando de algum serviço público algum dia”, afirma.
Além dela, participou também o vice-prefeito Osmar Ribas, o secretário de Assistência Social Elizandro Sousa, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) Marli Socek, demais secretários municipais e alunos da Apae do município. O evento foi organizado pela secretaria de Assistência Social, tendo à frente a Assistente Social Neiva Bonapace.
Nesse ano, além da discussão de propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual, também foi falado sobre a função de cada um dos equipamentos da secretaria municipal de Assistência Social.
Alunos também fizeram apresentações culturais de dança, capoeira e teatro, explicando a diferença entre os serviços da Assistência Social e assistencialismo. As propostas discutidas e aprovadas na Conferência serão levadas à Conferência Estadual e depois Nacional, podendo virar projetos efetivos.