Considerando a prevenção como base do trabalho, o município de Quitandinha, realizou na última quinta-feira (12), a capacitação dos servidores da pasta sobre a Gripe H1N1.
Nesta ocasião, foram convocados todos os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, motoristas e servidores do administrativo da pasta.
Ao mesmo tempo em que o município trabalha com a prevenção, lembrando que não houve o registro de nenhum caso de gripe H1N1 em Quitandinha. Até o momento o único registro é a situação de um cidadão que contraiu a doença em outro estado. Entretanto, a secretaria comunicou que todas as medidas foram tomadas para a não disseminação do vírus.
Em tempo, a Saúde de Quitandinha informa que a Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória contagiosa, causada por um novo subtipo de vírus da gripe. Assim como a gripe comum, ela é transmitida principalmente por meio de tosse, espirro e contato direto com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
A partir da contaminação do novo vírus, entre 7 e 14 dias, os sintomas podem aparecer. Os cuidados médicos devem ser procurados assim que a pessoa apresente febre, tosse e dificuldade respiratória.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO
É importante que a população em geral siga algumas medidas para tentar reduzir a propagação do vírus. Entre elas estão: lavar as mãos frequentemente utilizando água e sabão; utilizar álcool gel para desinfecção das mãos; uso de lenços de papel descartável para cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar; não reutilizar lenços de papel e evitar o uso de lenços de pano; evitar tocar a boca, olhos e nariz sem lavar as mãos; não compartilhar utensílios (copos, talheres, pratos, toalhas de rosto) e alimentos; evitar contato próximo com outras pessoas (abraçar, beijar, entre outros).
Outras informações pelos telefones 3623-1110 ou 3623-8109.