A Secretaria Municipal de Educação de Quitandinha implantou o modelo escalonado de ensino hÃbrido para as escolas municipais, ou seja, alunos com ensino presencial e ensino remoto (online).
As aulas presenciais retornaram no dia 24 de maio de 2021, de forma escalonada, com os alunos de educação infantil (Pré I e II, crianças com 4 e 5 anos) e de ensino fundamental – séries iniciais (1º a 5º anos). O berçário e o maternal (crianças de 0 a 3 anos) continuam no ensino remoto (online).
Inicialmente o retorno presencial foi pequeno, mas com a confirmação dos cuidados tomados, o número de alunos aumenta a cada dia. Além dos alunos que retornam voluntariamente, temos os alunos cujos pais assinaram o termo de compromisso com o protocolo de retorno às aulas, e que, no sistema remoto apresentam dificuldade de aprendizagem.
O aluno presencial é atendido uma vez por semana para que compreenda as normas de segurança. Da mesma forma, os profissionais cientes dos cuidados desse novo formato de ensino praticam as novas regras com o rigor que a prevenção exige.
Alunos que os pais não autorizaram o retorno presencial, continuam no modelo remoto (online), com orientações dos professores à distância.
No mês de junho iniciamos as atividades de nivelamento, que objetivam identificar o rendimento dos alunos para que ações pedagógicas sejam tomadas para o segundo semestre.
Desde o inÃcio do ano trabalhamos com os profissionais da educação sobre o tema biossegurança e realizamos capacitações com os professores, diretoras e estagiários sobre a necessária organização na escola, comos funcionários operacionais sobre limpeza e desinfecção dos ambientes, preparo e entrega da merenda e com os motoristas escolar sobre a logÃstica do transporte, os procedimentos de entrada, permanência e saÃda dos alunos nos ônibus, além da limpeza e desinfecção dos veÃculos.
Cada instituição municipal de ensino (Escolas Municipais e CMEIs) criou seu protocolo de biossegurança baseado na resolução da SESA nº 0098/2021 e nas orientações da Secretaria de Educação.
A equipe da biossegurança da Secretaria Municipal de Educação elaborou vÃdeos informativos que orientam funcionários e alunos de como proceder no transporte escolar e na escola para evitar a contaminação pela covid-19.
No transporte escolar, os cuidados vão desde a entrada no ônibus onde o motorista afere a temperatura dos alunos, fornece álcool gel para higienização das mãos, orienta em qual banco o aluno deve sentar, chamando um a um para que não haja aglomeração. Os assentos do ônibus estão numerados e outros isolados, assim, atende o máximo permitido de 50% da capacidade do veÃculo. As janelas ficam abertas para circulação do ar, os alunos são orientados a não trocar de banco e nem se alimentar dentro do veÃculo.
Como o transporte escolar atende as escolas municipais e também as escolas estaduais é necessário que todos estejam seguindo as orientações quanto a prevenção da contaminação do covid-19. Os motoristas, para segurança de todos, orientam os alunos a manter o distanciamento durante o embarque e desembarque e a não aglomerar na entrada e saÃda da escola.
Caso algum aluno esteja sem transporte, deve procurar a sua escola para que a Secretaria faça sua inclusão na lista de passageiros.
Nas escolas, funcionários e alunos têm a temperatura aferida, recebe álcool gel e é feita a higienização de bolsas e mochilas. O piso é demarcado para manter o distanciamento de 1,5m. tanto na entrada como na saÃda dos alunos e funcionários.
No caso de aluno apresentar estado febril (temperatura igual ou superior a 37,1ºC), o aluno é isolado para não manter contato com os colegas e comunicado aos pais ou responsável para levá-lo a uma unidade de saúde.
Ao chegar na escola o aluno é orientado a aguardar em cadeiras distanciadas no pátio ou ir direto para a sala de aula, onde o professor o espera.  As salas de aulas estão preparadas com o distanciamento de 1,5 m. entre as carteiras. Entre o professor e os alunos também há mesas de apoio, nelas são servidas as merendas, cada aluno pega seu lanche e vai se alimentar na sua carteira.
Materiais escolares não são compartilhados, caso haja necessidade, são de materiais que possam ser desinfetados, para isto, a Secretaria também está distribuindo materiais individualizados para assegurar que todos tenham material para as aulas.
Os alunos são orientados a levar uma máscara extra para trocar durante o dia, e um saquinho para colocar a máscara usada para posterior higienização.
Os funcionários trabalham com a máscara de tecido e com o complemento da
face shield (viseira), mantendo o distanciamento seguro dos alunos. E os demais EPIs (Equipamento de Proteção Individual) são utilizados conforme cada atividade. As luvas servem para servir a merenda, para o recolhimento e lavagem de utensÃlios e para a higienização dos ambientes e superfÃcies. Para higienização e desinfecção são usados álcool lÃquido para superfÃcies e água sanitária diluÃda para pisos e paredes.
No ambiente escolar municipal estão disponibilizados: cartazes informativos, tótens e dispensers com álcool lÃquido, e nas pias dos banheiros há sabão lÃquido, papel toalha e lixeiras com pedais.
O monitoramento diário e constante da equipe de Biossegurança da Secretaria Municipal da Educação com visitas à s escolas e aos ônibus escolares para verificação e orientação quanto ao cumprimento dos protocolos de prevenção, além de elaborar relatórios diários, planilhas, fotos e vÃdeos, verificar situações de risco e orientar a todos por meio de reuniões e whatsapp, pode garantir que até o momento nenhum caso de contaminação com a Covid-19 acontecesse dentro das escolas municipais.
Para conhecer detalhadamente o modelo de segurança e prevenção implantado no ensino presencial das escolas municipais, os pais ou responsáveis pelos alunos podem entrar em contato com a escola para tirar dúvidas, e se necessário, agendar um horário para visitá-la.
Os alunos do 5º ano devem procurar sua escola para receberem orientações dos professores e a atenção necessária para finalizar com todo o conhecimento necessário no Ensino Fundamental I, pois no próximo ano vão cursar o 6° ano na Escola Estadual, que é um outro modelo de ensino, com novos desafios.
Parabenizamos diretoras, pedagogas, professores, estagiários, biólogos, motoristas e operacionais pelo trabalho árduo, pela dedicação e esforço em buscar novas formas de interagir (sem contato) e de se adequar as novas regras que são
Essenciais para uma educação de qualidade e com segurança para todos.
Parabéns aos pais que estão confiando na equipe escolar e que valorizam o trabalho desses profissionais que não medem esforços para atenderem da melhor forma possÃvel todos os alunos.
E, com relação a imunização dos trabalhadores da educação, até então 93,8% dos funcionários internos das Instituições estão vacinados com a 1ª dose da vacina contra a covid-19 e esta semana, iniciou-se a vacinação dos motoristas do transporte escolar.
Sabemos que tudo isso vai passar, mas não podemos ainda saber quando e é muito importante que possamos sobreviver a tudo isso com saúde. As crianças precisam ser protegidas e por isso tantos esforços estão sendo realizados por todos os segmentos da educação, pois os primeiros anos na escola são fundamentais para a construção da base que possibilitará toda a continuidade da construção do conhecimento. Pensando nisso, solicitamos a todos os pais ou responsáveis que reavaliem a possibilidade de enviar seu filho à escola para receber as orientações básicas, de modo que, quando tudo passar, possa seguir seus estudos da melhor maneira.
E se cada um fizer a sua parte, tomando os cuidados básicos, principalmente de distanciamento, uso de máscaras e álcool gel, logo tudo vai passar e sairemos vitoriosos.