Um abaixo-assinado contra a permanência de Rio Negro na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) está correndo o município em busca de adesão para posteriormente ser encaminhado a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) requerendo que seja aprovado um projeto de lei excluindo Rio Negro da Região Metropolitana.
O abaixo-assinado foi lançado por populares que não concordam com a permanência do município rionegrense na RMC.
Para eles a inclusão, bem como a permanência na Região Metropolitana trouxe muito mais incômodos do que benefícios para a cidade. Apontam que nenhuma projeto de relevância foi feito no município e que muitos outros projetos ficam travados, pois precisam ser aprovados pelo Comec – Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba. Segundo os populares órgão não tem apoio do Governo do Estado e conta com um número pequeno de funcionários para atender toda a demanda dos municípios da RMC.
“(…) considerando que a inclusão e a manutenção do município do Rio Negro/PR como região metropolitana de Curitiba/PR definida pela lei complementar nº 139/11 não trouxe nenhum benefício para o município, além de causar diversas dificuldades, principalmente pelo fato da distância (100 km) de Curitiba/PR e não constar no plano diretor integrado da capital. Em razão disto e demais fatores, solicitamos que esta nobre Assembleia Legislativa do Paraná aprove projeto de lei determinando a exclusão do município de Rio Negro/PR da Região Metropolitana de Curitiba/PR.”, diz o enunciado do abaixo-assinada que está correndo pelo comércio, clubes, bares, igrejas do município.