Arquiteto riomafrense recebe prêmio “Arquiteto do Ano FNA”

Por Gazeta de Riomafra - 24/11/2018

O arquiteto Franthesco Spautz, cidadão mafrense, juntamente de mais quatro profissionais da área, receberá, no próximo dia 23 de novembro, o prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano 2018, da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas – FNA.

Franthesco será laureado por ser um dos responsáveis pela Cartilha da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS), para o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC), que objetiva garantir o direito à moradia digna das famílias de baixa renda, através da implantação de um plano estratégico específico, valendo-se das práticas já utilizadas pelos setores público e privado, num alinhamento de todos os serviços técnicos da arquitetura e áreas afins.

O presidente da FNA, Cícero Alvares, salienta que a “premiação é um reconhecimento às ações, projetos e obras com importante alcance social e humano”. Destaca, ainda, que a escolha dos profissionais se baseou na relevância dos trabalhos para as áreas social, política, tecnológica e científica.

Nascido em Mafra, Franthesco formou-se em arquitetura na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Nos seus apenas 29 anos de idade, além desta importante premiação, já acumula mais duas: vencedor do Concurso Internacional de Estudantes para o II Congresso Internacional de Habitação de Interesse Social e Sustentabilidade, através de um projeto para a Ilha do Pavão, em Porto Alegre/RS; e projeto destaque no Concurso Nacional de Projetos para a Casa da Sustentabilidade, em Campinas – SP.

Para Franthesco, “a arquitetura transcende o aspecto meramente escultórico e plástico da edificação. Para que ela exista, em essência, é primordial a interação qualitativa do ser humano com a obra, e da obra com o meio ambiento no qual está inserida”.

EM 2012 ARQUITETO CONQUISTOU PRÊMIO DE ARQUITETURA E URBANISMO

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O jornal Gazeta de Riomafra e o site Click Riomafra reportaram em 2012 a conquista de importante prêmio de arquitetura e urbanismo conquistado em maio daquele ano durante ao 2º Congresso Internacional Sustentabilidade e Habitação de Interesse Social (CHIS 2012), onde a equipe formada pelos alunos Franthesco Spautz e Rodrigo Marques, da PUCRS de Porto Alegre conquistaram o 1º lugar, com o projeto responsável, sustentável e inovador denominado “Ilha de Lixo”. Leia: https://www.clickriomafra.com.br/portal/noticias/riomafra/?p=11255

SOBRE FRANTHESCO

Franthesco Spautz é natural de Mafra, porém residiu a maior parte da sua vida em Rio Negro. Estudou no Colégio estadual doutor Ovande do Amaral. É filho de Dulcineia Marciana Bannack e Mauri Abelio Spautz.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.