Que a evolução não para, todos nós sabemos e ela está cada vez mais rápida. O que era última geração, em mídia digital, há cinco anos, hoje está obsoleto. Aos adultos, cabe buscar conhecimento digital e se adaptar; já para as crianças, novas formas de aprendizado podem ser incorporadas, agregando valor à educação escolar. Como a programação, por exemplo. Muitos especialistas afirmam que a linguagem dos computadores já pode ser considerada o novo “inglês”, ou seja, uma linguagem que extrapola fronteiras e que contribui para a comunicação entre pessoas de diferentes nacionalidades. Por isso, crianças muito pequenas, a partir dos seis anos, já estão sendo apresentadas à linguagem de programação, de maneira lúdica e adequada à faixa etária.
“Todas as aulas são trabalhadas a partir de uma proposta e de uma conexão com as outras disciplinas. A robótica é uma atividade extremamente ativa e prática e exige das crianças raciocínio logico, coordenação motora e organização”, explica o professor de robótica do Bom Jesus São José, em Rio Negro, Thiago Ferreira Brandão.
De acordo com ele, as aulas são realizadas com alunos de diferentes níveis de ensino, o que desenvolve e requer dos estudantes diversas habilidades e planejamento, ampliando a capacidade de resolução de problemas, o senso de trabalho em equipe, entre outros. “Durante a programação, eles dividem responsabilidade, convivem com a diferença de idade, escutam os colegas e medeiam os conflitos da atividade”, aponta
Nas Unidades do Colégio Bom Jesus, as aulas de robótica têm um cunho pedagógico e são apresentadas aos alunos do Ensino Fundamental em dinâmicas e situações de aprendizagem. “Queremos que o aluno use a tecnologia a seu favor na solução de problemas, não que apenas a consuma”, aponta a gestora da Unidade, Zeliane Maria Virgilio Trisotto.
O FUTURO E A ESCOLA
Pesquisadores são enfáticos ao afirmar que as profissões do futuro, a maioria delas ainda desconhecidas, necessitarão de pessoas preparadas para inovar, empreender e resolver problemas. Pessoas que demonstrem consciência social, ética e que respeitem os valores humanos. Esses princípios são vinculados à atividade de robótica desenvolvida no Bom Jesus São José, bem como à linha pedagógica do Colégio, pautada na abordagem investigativa, na resolução de problemas e no desenvolvimento de projetos.