A caminhada de conscientização do autismo em Rio Negro reuniu um grande público na manhã desta quarta-feira. A ação iniciou às 9h em frente ao Colégio Cívico-Militar Caetano Munhoz da Rocha e seguiu até a Praça João Pessoa.
A cor azul foi predominante no evento que celebrou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Cartazes e balões também deixaram a caminhada ainda mais especial. Entre os presentes estavam servidores da Prefeitura, professores e alunos de diversas escolas, agentes de saúde, profissionais, pais e usuários do Espaço TEA de Rio Negro e cidadãos que apoiam a causa. A vereadora Isabel Cristina Grossl esteve presente representando a Câmara Municipal de Vereadores.
Em seu discurso o prefeito Alessandro Cristian von Linsingen agradeceu pela presença de todas as pessoas que valorizam essa importante ação de conscientização. “Quero agradecer a presença de cada um aqui que veio trazer o seu o seu carinho, o seu amor, e nesse dia representar essa causa tão nobre e tão relevante. Hoje é um dia de conscientizar. Um dia conscientiza, nos demais dias do ano se age”, disse o prefeito ao lembrar que a Prefeitura realiza ao longo do ano diversas atividades com foco no planejamento e aperfeiçoamento dos serviços prestados ao público autista.
A caminhada foi organizada pelo Espaço TEA – Bruno Junskowski, que foi criado pela Prefeitura de Rio Negro para o atendimento multidisciplinar de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista e o acolhimento de suas famílias.
Equipes da Patrulha Patrimonial de Rio Negro controlaram o trânsito para garantir a segurança de todos durante o evento. Durante o trajeto um carro de som propagou a canção “Autista” da cantora Cristina Mel:
Autista não tem cara de autista
Mas tem algumas características
E quando se conhece
A gente entende, inclui
Respeita e tem empatia
Chamamos de espectro porque somos diferentes
Nem pior, nem melhor, mas incomparavelmente
Com coragem, vencemos um leão a cada dia
Fono, Neuro, Fisioterapia
Uns demoram a falar
Outros falam sem parar
Uns balançam as mãos
E andam na ponta dos pés
Uns adoram abraços
Outros querem se isolar
São sensíveis ao som e ao olhar
Quando estiver em crise, por favor me respeite
Pois meu cérebro funciona de um jeito diferente
Não deboche, não me julgue, muito menos me rejeite!
Bullying e preconceito ferem muita gente
PALESTRAS
Também nesta quarta-feira, a Secretaria Municipal de Educação de Rio Negro promoverá palestras e uma roda de conversa e conscientização sobre a Síndrome de Down e o Transtorno do Espectro Autista.
O evento ocorrerá a partir das 19h no Cine Teatro Antônio Cândido do Amaral, que fica anexo ao prédio da Prefeitura. A entrada é gratuita. Toda a população está convidada para participar.
Serão realizadas palestras com duas professoras, sendo que uma delas possui uma filha com Síndrome de Down e outra é mãe de um menino autista. Ambas passarão ao publico a experiência do dia a dia. Após as palestras será realizada a roda de conversas.